PUBLICIDADE

Banco Central da Suíça tenta enfraquecer moeda local


PUBLICIDADE
  • mell280

06/09/2011 16h00

Banco Central da Suíça tenta enfraquecer moeda local

Veja


 Cédulas de Franco Suíço

Cédulas de franco suíço: moeda caiu mais de 9% após anúncio do BC da Suíça (Gaetan Bally/EFE)

O Banco Nacional Suíço (BNS, o banco central do país) fixou nesta terça-feira uma cotação mínima do euro a 1,20 franco suíço para frear a valorização de sua moeda, que serve de valor refúgio em momentos de crise e foi amplamente afetada durante o stress de mercado das últimas semanas. A instituição admitiu em um comunicado que "mesmo a 1,20 franco por euro, a moeda suíça permanece a um nível elevado" e que se "as perspectivas econômicas e os riscos de deflação exigirem, o BNS adotará medidas adicionais". O movimento surpresa imediatamente fez com que o franco suíço caísse 9,5% no mercado de câmbio.

O BNS anunciou três intervenções em agosto para tentar conter a progressão do franco, cuja cotação disparou, prejudicando as exportações suíças. "A sobrevalorização do franco suíço é extrema e constitui uma grave ameaça para a economia suíça, além de representar riscos de evolução da deflação", advertiu o BNS.

O BNS, que divulga no próximo dia 15 o relatório trimestral de sua política econômica, afirmou que até mesmo a cotação de 1,2 euro para 1 franco suíço está alta demais e deverá ser reduzida com o passar do tempo. A expectativa é que o Japão também atue para desvalorizar o iene, que, assim como o franco suíço e o ouro, tem sido usado como moeda de escape para a crise.

(Com Agência France-Presse)





PUBLICIDADE
  • WhatsApp TUDODOMS459
PUBLICIDADE
  • academia374
  • museu da cachaça319
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE