PUBLICIDADE

Trinta mil pessoas assistem desfile da independência


PUBLICIDADE
  • mell280

08/09/2011 10h40

Trinta mil pessoas assistem desfile da independência

Assecom


 Imagens: Assecom

Desfile foi aberto pelo prefeito Murilo Zauith após hasteamento da bandeira do Brasil na Praça Antonio João

 Pelo menos 30 mil pessoas, conforme estimativa da Polícia Militar e Guarda Municipal, participaram na manhã desta quarta-feira em Dourados do desfile cívico-militar em comemoração aos 189 anos da independência do Brasil. A organização atribui a participação do público ao clima, totalmente favorável, e à tradição do dia 7 de setembro.

 

A abertura da festa foi feita exatamente às 8h da manhã pelo prefeito Murilo Zauith e encerrada oficialmente às 10h, conforme programado pelos organizadores. Ao final o grupo “Grito dos Excluídos” entrou na Avenida Marcelino Pires e, de forma pacífica, sem qualquer manifestação verbal, fez seu protesto.

 

O desfile de 7 de setembro foi dividido em duas etapas em Dourados, começando pela cerimônia militar, com participação e apresentação de homens e equipamentos do Exército Brasileiro representado pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal e outras instituições públicas, como o Samu.

 

A segunda parte ficou por conta das escolas municipais, estaduais, particulares e academias que atuam na área esportiva. A grande novidade foi a apresentação da Banda Lira Douradense, que fez sua primeira aparição em pública após três anos. A banda foi reativada graças ao empenho da prefeitura, que conseguiu uma doação do Ministério Público do Trabalho.

 

A banda do Nace (Núcleo de Apoio à Cultura e ao Esporte), além de fazer uma apresentação especial aos participantes, homenageou o prefeito Murilo Zauith e a vice Dinaci Ranzi, com a música “Amigo”, de Roberto Carlos. Assim que foi encerrada a participação, Murilo agradeceu e desejou sucesso à banda e ao projeto.

 

Em vários momentos o evento chamou a atenção dos presentes e arrancou aplausos até mesmo das autoridades que estavam no palco. Um deles foi durante a passagem do carro alegórico levando idosos do Centro de Convivência do Idoso, tocando violões e sanfonas para a plateia.

 

Foram 38 instituições entre civis e militares participando da festa cívica, que neste ano trouxe como tema “Pátria, nossa gente nossa riqueza”. Autoridades civis, militares e eclesiásticas prestigiaram o desfile, realizado em clima de absoluta tranquilidade.

 

Durante o desfile, Murilo entregou simbolicamente uma nova viatura para a Guarda Municipal de Dourados. O veículo tipo van será usado como um a base móvel do programa Amigos do Amanhã e em outras atividades da instituição. A viatura foi adquirida com recursos da prefeitura, da Guarda e da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

 

O prefeito comentou que o desfile foi mais uma grande festa coordenada pelo município e que atraiu a atenção do público douradense. Para Murilo, foi uma demonstração de patriotismo em que os douradenses puderam reviver um momento histórico para o país, através de seus filhos, parentes e amigos que desfilavam.






PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE