PUBLICIDADE

Oferta da CSN por fatia da Usiminas chega a R$ 5 bilhões


PUBLICIDADE
  • mell280

09/09/2011 11h20

Oferta da CSN por fatia da Usiminas chega a R$ 5 bilhões

Veja


 Bobinas de aço produzidas pela Companhia Siderúrgica Nacional

Bobinas de aço produzidas pela Companhia Siderúrgica Nacional (Alaor Filho/AE)

Depois de gastar parte do seu caixa comprando ações da Usiminas em bolsa, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) fez uma oferta de peso para levar para casa a fatia de 26% que a Camargo Corrêa e a Votorantim têm na siderúrgica mineira. A oferta se aproxima de 5 bilhões de reais. Com esse lance, Benjamin Steinbruch espera inibir a principal sócia da Usiminas, a japonesa Nippon Steel, de exercer o seu direito de preferência.

Segundo uma fonte próxima à Usiminas, a proposta da CSN para a Votorantim e Camargo Corrêa já está na mesa há algum tempo, mas as companhias ainda não decidiram se irão ou não acatar. De acordo com a fonte, a oferta está entre 33 reais e 39 reais por ação ordinária, o que significa um total entre 4,3 bilhões de reais e 5,1 bilhões de reais. Esses valores correspondem a um prêmio de 39,5% e 64,9%, respectivamente, em relação à cotação do fechamento de ontem.

As ações ordinárias da Usiminas fecharam ontem com alta de 7,99%, a 23,65 reais, repercutindo informação sobre a proposta da CSN. A movimentação no mercado acontece porque, em caso de troca de controle, o acionista minoritário detentor da ação ordinária tem direito ao tag along.

Apesar da recente renovação do acordo de acionistas da Usiminas, o mercado não descartou a possibilidade de Votorantim e Camargo Corrêa venderem suas participações no grupo. Caso aceitem a proposta da CSN, as empresas terão de oferecer suas ações aos demais integrantes do bloco de controle da Usiminas: Nippon Steel e Caixa dos Empregados. É nesse momento que a Nippon poderá interferir nos planos de Steinbruch, já que possui direito de preferência. Para exercer tal direito, terá de bancar a mesma oferta da CSN.

(Com Agência Estado)





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE