PUBLICIDADE

Bolsas da Ásia caem diante de temor por zona do euro


PUBLICIDADE

12/09/2011 13h30

Bolsas da Ásia caem diante de temor por zona do euro

G1/Reuters


 As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira (12) e o euro bateu o menor valor em 10 anos contra o iene, com a renúncia de uma autoridade do Banco Central Europeu (BCE) gerando mais dúvida sobre a capacidade da zona do euro para combater a crise de dívida.

O petróleo e o cobre caíam e o dólar tinha forte alta. As preocupações sobre a zona do euro, combinadas com o temor sobre a lentidão do crescimento econômico global, ampliavam o pessimismo que arrebatou os mercados globais nas últimas seis semanas.

"As pessoas estão bem nervosas sobre a Grécia e outros países da região europeia, então essa é a razão pela qual os investidores estão fugindo para o dólar", disse Tetsu Emori, gestor de fundos da Astmax Co Ltd, em Tóquio. "É aversão a risco."

A renúncia do alemão Juergen Stark ao conselho do BCE ressaltou as divisões internas sobre o programa de compra de bônus - uma das principais armas da autoridade monetária conttra a crise de dívida, pois reduz os juros da dívida de países sob pressão dos mercados de bônus.

Em Tóquio, o índice Nikkei teve queda de 2,31%, no menor nível de fechamento desde abril de 2009. O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 3,18%.

O índice de Seul encerrou em baixa de 1,83%. O mercado tombou 4,21% em Hong Kong e a bolsa de Taiwan destoou ao avançar 0,82%, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,05%. Cingapura retrocedeu 2,89% e Sydney fechou com desvalorização de 3,72%.





PUBLICIDADE
  • WhatsApp TUDODOMS459
PUBLICIDADE
  • academia374
  • museu da cachaça319
  • Imobiliaria12
PUBLICIDADE