PUBLICIDADE

AIE reduz projeção de demanda por petróleo no Brasil


PUBLICIDADE

13/09/2011 09h20

AIE reduz projeção de demanda por petróleo no Brasil

Revista Veja


 Barris de petróleo

AIE reduziu a estimativa de consumo no país em 20 mil barris de petróleo por dia em 2011 (Hemera/Getty Images)

A Agência Internacional de Energia (AIE) rebaixou a projeção de demanda por petróleo no Brasil para este ano. "A economia brasileira tem mostrado sinais de desaceleração", afirma a entidade, no relatório mensal sobre o setor, divulgado nesta segunda-feira.

Depois que os resultados de junho se mostraram mais fracos do que o esperado, a AIE reduziu a estimativa de consumo no país em 20 mil barris de petróleo por dia em 2011, para 2,787 milhões - um pouco acima dos 2,733 milhões de 2010. A expectativa para 2012, de 2,876 milhões de barris por dia, não foi alterada.

Em junho, a demanda por derivados de petróleo cresceu 1,3%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho foi puxado principalmente pela alta de 10,2% no uso de querosene de aviação.

O consumo de gasolina subiu 1,1% no período, em razão da alta dos preços do etanol. Problemas com a safra e o aperto na oferta de etanol, mesmo com o aumento de importação dos Estados Unidos, levaram o governo a decidir pela diminuição da mistura de álcool à gasolina, de 25% para 20%, a partir de 1º de outubro.

Ao mesmo tempo, a Petrobras está aumentando a importação de gasolina, para dar suporte à substituição de combustíveis interna. A estatal também está elevando a compra de nafta no mercado internacional, para permitir maior quantidade de refino de gasolina no País.

Mesmo assim, a AIE acredita que o Brasil continuará convivendo com o déficit de gasolina. "Como o crescimento da demanda ainda está robusto, diante dos desinvestimentos no setor de etanol e do controle doméstico de preços, a posição apertada do Brasil em gasolina deve continuar ao longo deste e do próximo ano", diz o relatório.

Etanol - A AIE também reduziu as estimativas de produção de etanol no Brasil para este e o próximo ano. O motivo é a quebra da safra de cana-de-açúcar. A projeção de oferta de etanol brasileiro para 2011 foi rebaixada em 30 mil barris por dia em 2011 e em 20 mil barris por dia em 2012. A estimativa de produção total de combustíveis no país é de 2,2 milhões de barris por dia neste ano e de 2,4 milhões no próximo.

Segunda a AIE, o início da produção de petróleo do campo de Marlim Sul será mitigado no terceiro trimestre pela manutenção em várias plataformas, como a P-20, P-35 e P-37, em Marlim, a P-50, em Albacora Leste, e a FPSO Capixaba, no Parque das Baleias.

(Com Agência Estado)





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE