PUBLICIDADE

União e grupo homogêneo fazem o Vasco ter sucesso no segundo semestre e sonhar com título brasileiro


PUBLICIDADE
  • mell280

19/09/2011 12h40

União e grupo homogêneo fazem o Vasco ter sucesso no segundo semestre e sonhar com título brasileiro

O Globo


 Um grupo que sempre faz questão de ressaltar a união e não sente a perda de jogadores importantes e nem mesmo do seu treinador com um problema de saúde. Que tem no banco reservas que mantêm o nível e ajudam o time a vencer. Se o Vasco tem um segredo para ter sido campeão da Copa do Brasil e liderar o Campeonato Brasileiro , ele parece estar nestes dois fatores que fizeram o time atingir o topo da tabela faltando 14 jogos para o fim da competição dando ao seu torcedor a esperança de voltar a conquistar o título nacional depois de 11 anos.

Quando o técnico Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) hemorrágico há 22 dias, não foram poucos os torcedores que imaginaram que o time ia perder terreno na disputa do Brasileiro. Afinal, o treinador era considerado o principal responsável pela virada do Vasco no ano de time que era motivo de chacote pelos rivais durante o Estadual, mas chegou ao título da Copa do Brasil e a boa campanha no Brasileiro sob o comando do treinador.

O baque e a tristeza foram muito grandes na ocasião, com os jogadores temendo pela morte do treinador. Foi nesse clima sombrio que o auxiliar-técnico Cristóvão Borges assumiu a equipe que já na primeira partida três dias depois venceria o Ceará por 3 a 1.

Cristóvão manteve o trabalho desenvolvido pelo técnico que se recuperava bem e deixou o hospital no domingo passado . E até superou o próprio treinador nos números. Se Ricardo Gomes conquistou 35 dos 57 pontos possíveis, tendo um aproveitamento de 61,4% dos pontos, Cristóvão foi ainda melhor. Nas cinco partidas em que comandou a equipe, contra Ceará (casa), América-MG (fora), Coritiba (casa), Vasco (fora) e Grêmio (casa), obteve três vitórias, um empate e sofreu uma derrota. Conquistou 66% dos pontos. Sob o seu comando, o time marcou 11 gols e sofreu seis, quatro deles contra o América-MG.

O técnico interino atribui os resultados ao bom relacionamento com o grupo.

- Foi muito difícil quando aconteceu o problema com o Ricardo Gomes. Três dias depois, tivemos que jogar contra o Ceará e o fato de ter ganho o jogo deu mais segurança ao grupo - disse o treinador, lembrando os momentos difíceis da equipe naqueles dias.

- Todos estavam sofrendo muito. Esse grupo está amadurecido por tudo o que aconteceu neste ano com o título da Copa do Brasil e o Ricardo Gomes.

No mesmo período em que o Cristóvão está à frente do Vasco, apenas dois times tiveram um desempenho superior ao atual líder do Brasileiro. Em cinco partidas, o Santos levou 83% dos pontos ao vencer três vezes e empatar um jogo. O time teve adiado o confronto contra o Botafogo, na Vila Belmiro, já que três de seus jogadores foram convocados para a partida da seleção brasileira contra Gana. Com 80% dos pontos no período, o Fluminense conseguiu quatro vitórias seguidas antes de perder para o Bahia , neste domingo, no Pituaçu.

Mas não foi apenas com a perda do treinador que o Vasco teve que lidar. No mesmo período, o time ficou sem Felipe, com problemas no joelho, e nos últimos dois jogos não teve Juninho, que foi liberado para viajar para a França resolver problemas particulares. Duas perdas de peso, dois jogadores que são lideranças técnicas e importantes no grupo, mas o time seguiu vencendo num período em que brilharam jogadores como Élton, Éder Luís e Diego Souza, o grande nome da goleada sobre o Grêmio.

- Fui contratado para isso. Ser um camisa 10 e decidir os jogos. Minha responsabilidade é essa - disse o meia.

Enquanto isso, o Vasco vai obtendo vitórias dentro e fora de campo, com a rápida recuperação de Ricardo Gomes.

- O que me conforta é que faço parte do trabalho (com Ricardo Gomes) desde o começo. Tenho uma boa relação com todos os jogadores e ele sabia que tudo o que que ele pedisse os jogadores fariam pelo bom relacionamento - finalizou Cristóvão.