PUBLICIDADE

MS organiza amanhã reuniões de esclarecimento na fronteira sobre Aftosa


PUBLICIDADE
  • mell280

21/09/2011 10h30

MS organiza amanhã reuniões de esclarecimento na fronteira sobre Aftosa

Esporte Ágil


 Em continuidade aos trabalhos de defesa sanitária sobre o foco de Febre Aftosa confirmado domingo (18) noDepartamento de San Pedro/Paraguai, o Governo do Estado, através da Secretaria de Produção (Seprotur) e a Agência de Defesa Sanitária (Iagro), apoiados pela Superintendência Federal da Agricultura no Estado (SFA/MS) e pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul), promovem reuniões de orientação aos produtores e público afim da região de fronteira de Mato Grosso do Sul. As agendas acontecem dia 22 nos Sindicatos Rurais de Bela Vista, Ponta Porã e Eldorado, e no dia 23 no Sindicato Rural de Amambai (veja programação).

"O motivo dessas reuniões é exatamente para bem orientar e esclarecer todos os envolvidos nesse processo", destaca a Secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), que estará presente nas reuniões juntos com o Superintendente da SFA/MS, Orlando Baez e o Presidente da Famasul, Eduardo Riedel. Além dos pecuaristas da região também participam representantes da Iagro, Agraer, frigoríficos, transportadoras, lideranças de assentamentos, veterinários autônomos, consultores, lojas de produtos veterinários, escritórios de compra e venda de bovinos, entre outros.

Em reunião ontem na Capital (SFA/MS) e hoje em Brasília (Ministério da Agricultura), as autoridades do setor no Estado vem acompanhando a par e passo os trabalhos sanitários do lado paraguaio a medida que já reforçou a vigilância na fronteira - todos os 11 escritórios da Iagro ao longo da fronteira estão fazendo barreira volante, com o apoio de outras 5 barreiras volantes e mais 15 postos fixos - além do mapeamento de propriedades consideradas de risco. A força tarefa conta com o apoio do Exército Brasileiro, Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal, DOF, Polícias Militar e Ambiental.

A Iagro alerta desde já que na emissão das Guias de Trânsito Animal (GTAs), os produtores estão sendo orientados a também declarar a "rota dos animais" e cumprir esta à "risca", caso contrário (havendo desvio de rota), os animais serão apreendidos, podendo o motorista e o produtor/proprietário responderem conforme a aplicação da legislação vigente.

SERVIÇO

As reuniões serão abertas ao público e a imprensa. Maiores informações pelos telefones Seprotur (67) 3318-5004/3318-5053; Famasul (67) 3320-9700; SFA/MS (67) 3041-9319.

PROGRAMAÇÃO

DIA 22 - QUINTA-FEIRA

8hs - Sindicato Rural de Bela Vista (Municípios convidados - Caracol, Porto Murtinho e Antonio João). Outras informações: 67 3439-1460.

14hs - Sindicato Rural de Ponta Porã. Outras informações: 67 3433-3044.

19hs - Sindicato Rural de Eldorado (Municípios convidados - Mundo Novo, Japorã e Iguatemi). Outras informações: 67 3473-1191.

DIA 23 - SEXTA-FEIRA

8hs - Sindicato Rural de Amambai (Municípios convidados - Sete Quedas, Paranhos, Tacuru, Aral Moreira e Coronel Sapucaia). Outras informações: 67 3484-1093.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE