PUBLICIDADE

Setembro Verde: Inclusão de pessoas com deficiência é tema de Conferência na Câmara Municipal de Maracaju


PUBLICIDADE
  • mell280

21/09/2023 09h53 - Atualizado em 21/09/2023 11h20

Setembro Verde: Inclusão de pessoas com deficiência é tema de Conferência na Câmara Municipal de Maracaju

Hosana de Lourdes


O prefeito Marcos Calderan, secretaria Leiza Barbosa de Assistência Social e Katherine que participam da conferência
Por iniciativa da secretaria municipal da Assistência Social de Maracaju realizou, nesta quinta-feira (21/9), uma conferência em comemoração ao Setembro Verde, mês de conscientização pela inclusão dos PCDs (Pessoas com Deficiência), cujo lema é “UM Brasil mais incluso”.
Setembro foi escolhido para celebrar a vida dos PCDs porque também é neste mês que se comemora nacionalmente desde 1982 o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro. Data escolhida por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.
 
 
A secretaria de assistência social Leiza Barbosa, secretário de obras Joaquim Herrera, presidente da câmara Robert Ziemann, vereador Oséias Enfermeiro, prefeito Marcos Calderan,  representantes da sociedade civil, alunos e portadores de deficiência   estiveram presentes na abertura da conferencia, entre eles representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 
 
 
 
A secretaria Leiza Barbosa,  ao tudodoms reforçou a necessidade de leis que respeitem cada vez mais os direitos dos PCDs através de políticas públicas eficientes. “Conheço na pele a luta de mães que dependem , de alguém que fique com seu filho deficiente, para resolverem suas tarefas diárias, conheço muitas dificuldades de algumas famílias, mas precisamos sempre avançar mais, fazer mais porque na secretaria a nossa luta e o nosso trabalho tem sido em fazer com que as pessoas com deficiência sejam amadas, respeitadas e incluídas”, afirmou a secretaria.
 
 
Portadora de Síndrome de Down Katherine  expôs seus trabalhos artísticos no saguão da câmara, também marcou presença  atleta paraolímpica de bocha Ylka Maluf com uma trajetória marcada de vitórias além de representar o município no Estado, já foi destaque no Campeonato Brasileiro. A Palestra do dia  “CENÁRIO ATUAL E FUTURO NA IMPLEMENTAÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: CONSTRUINDO UM BRASIL MAIS INCLUSIVO", com a presença da Conselheira Estadual Rita Luz.
Atleta Paralímpica  de Maracaju Ylka Maluf marcou presença na conferência - Foto Hosana de Lourdes
 
 
PROGRAMACÃO
 
 
 
Dia 21 de setembro de 2023
7h30min - presença de todos os conselheiros
8h - Credenciamento e Coffee Break
8h30min - Abertura Oficial - Composição da Mesa de Autoridades
8h40min - Apresentação Cultural - Projeto "Mãos que falam", com a professora Lidiane.
8h55min - Apresentação vídeo entrevista
9h - Entrega simbólica das Carteirinhas para a Entidade AMAR (Associação
Amigos do Autismo de Maracaju.
9h15min - Palestra Magna - "CENÁRIO ATUAL E FUTURO NA
IMPLEMENTAÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA:
CONSTRUINDO UM BRASIL MAIS INCLUSIVO", com a presença da Senhora conselheira Estadual Rita Luz
11h00 às 13h15min - intervalo para o Almoço
13h20min - Apresentação do Projeto Ação Jovem - Teatro: "NOSSAS DIFERENÇAS COM IGUALDADE" com o Professor Fagner Luiz
13h30min às 16h15min - Retorno e debate dos Painéis Temáticos e aprovação das propostas e do Regimento interno.
16h15min- Eleição dos Delegados
16h30min - Encerramento e Coffee Break
Rua Visconde de Taunay, 345 - Sala 06 - Centro - Campo
 
Representando a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rita da Luz questão de lembrar da importância do Setembro Verde e que a luta por mais dignidade às pessoas com deficiência deve ser diária e de todos. “O Setembro Verde é necessário para lembrar a sociedade que a pessoa com deficiência existe e que precisamos acabar com o preconceito e capacitismo contra elas. Uma luta que não pode ser só do Poder Público e de entidades e nem só no mês de setembro. Esse trabalho precisa ser diário e de toda a sociedade”, lembrou ela.Katherine mostrando ao prefeito seus trabalhos na foto com a irmã - Foto Hosana de Lourdes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para o prefeito Marcos Calderan, é importante que a sociedade reconheça as pessoas com deficiência como seres humanos capazes e com isso possam dar mais oportunidades e espaço para eles. “Nós precisamos oferecer cada vez mais espaço para que as pessoas com deficiência possam expor todas as suas potencialidades, respeitando suas limitações, claro, mas dando o suporte necessário para que elas tenham a sua independência e liberdade. E tudo isso começa com o respeito porque somos todos iguais”, afirmou o prefeito.
Secretaria de Assistência Leiza Barbosa com participantes da conferência Foto Hosana de Lourdes
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE