PUBLICIDADE

Tudodoms Maracaju: Prefeitura de Maracaju presta contas na área da saúde e segue na busca por melhorias para 2024.


PUBLICIDADE

05/01/2024 13h39

Tudodoms Maracaju: Prefeitura de Maracaju presta contas na área da saúde e segue na busca por melhorias para 2024.

Institucional


 Objetivo é, cada vez mais, manter o município como referência na área no interior do Mato Grosso do Sul.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público prestar contas a sociedade maracajuense sobre as atividades desempenhadas pela pasta ao longo de 2023.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Olegário Caminha, mesmo com crescimento das demandas, muitas vezes, não acompanhando os recursos, Maracaju segue reforçando o seu recurso próprio na área mais delicada para qualquer cidade que é a saúde.

Por isso, os investimentos vêm proporcionando amplo atendimento com especialidades, renovação da frota, estruturas adequadas, menos filas de espera e mais qualidade nos atendimentos aos maracajuenses, algo prezado pelo município, tratando-se de um compromisso da Prefeitura.

Somente em 2023, foram 73.294 consultas médicas em Unidades de Saúde (ESF e UBS); 52.631 consultas médicas especializadas; 1.145 cirurgias médicas realizadas no Hospital Soriano Corrêa da Silva através do Termo de Contratualização com a Secretaria Municipal de Saúde; 159 cirurgias médicas realizadas no Hospital Soriano Corrêa da Silva através do Programa Estadual “MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila”, fruto de uma parceria com o Governo do Estado.

O ano ainda foi de muita recuperação para pacientes com a realização de 43.381 sessões de fisioterapia, realizados por meio de clínicas e profissionais credenciados, também foram 122.512 atendimentos nas Farmácias Básicas Municipais; 7.286 atendimentos psicológicos realizados nas Unidades de Saúde; 5.672 atendimentos de fonoaudiologia realizados por profissionais credenciados.

O ano de 2023 também foi de muito trabalho na saúde “porta a porta” por meio de 135.607 visitas domiciliares e territoriais realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde; 89.342 Visitas domiciliares no combate às arboviroses realizadas pelos Agentes Comunitários de Endemias; 8.663 inspeções de estabelecimentos sujeitos à Vigilância Sanitária.

O trabalho preventivo também prosseguiu com a realização de 192.112 exames laboratoriais realizados no Laboratório Central de Maracaju; 20.875 exames laboratoriais realizados em laboratórios credenciados; 7.726 exames de ultrassonografia realizados no Centro de Especialidades Médicas; 1.644 exames de tomografias realizados em clínicas credenciadas, 439 exames de ressonância magnética realizados em clínicas credenciadas; 18.874 exames de Raio-x realizados no Centro Radiológico Municipal – CEM; 2.126 Exames de Eletrocardiograma realizados no Centro de Especialidades Médicas; 150 exames de endoscopia realizados em clínicas credenciadas, 100 Exames de Colonoscopia realizados em clínicas credenciadas; 04 Exames de Polissonografia realizados em clínicas credenciadas; 04 Consultas com Médico (a) Geneticista; 02 Consultas com Médico (a) Neuropediatra e 02 Exames de Eletroencefalograma realizados com clínicas.

A saúde maracajuense também está presente por meio do atendimento e suporte a 6.115 pacientes atendidos na Casa de Apoio em Campo Grande–MS.

Desde o início, milhares de maracajuenses vêm sendo atendidos também em atividades extramuros, em eventos, campanhas e mutirões, na cidade, distrito, aldeia, assentamentos, bairros e escolas, fazendo com que a saúde, por meio das diversas campanhas, cheguem mais perto dos moradores.

As aquisições para mais saúde aos maracajuenses impactou proporcionando novos veículos, atendimento mais humanizado e grandes conquistas através de recursos próprios e parcerias.

● Ventiladores respiratórios para UTI do Hospital

● 1 Câmara refrigeradoras para vacinas e medicamentos.

● Recebimento de Câmaras Refrigeradoras para vacinas e medicamentos

● 1 Castra móvel para o controle de Zoonoses

● 2 ambulância - Governo do estado (entregue pelo Reinaldo e outra entregue pelo Geraldo Rezende).

● 1 ambulância - Deputado Federal Beto Pereira

● 1 ambulância - Devolução de Duodécimo da Câmara

● 1 ambulância UTI Movél- Deputado Federal Loester Trutis -

● 1 reforma de ambulância.

● 1 ônibus km

● Aparelho de ultrassonografia para o programa Bem Nascer

● 3 caminhonetes para atendimentos de pacientes

● Criação da Casa de apoio em Barretos, para pacientes em tratamento contra o câncer.

● 1 ônibus 0 km para transporte de pacientes

● 1 micro-ônibus para transporte de pacientes

● 2 Spin (mini van)

● 01 Ônibus Mascarello Gran Micro

A estrutura física também foi alvo de atendimento por parte da Prefeitura com a reforma das Unidades e Estabelecimentos de Saúde, proporcionando melhor infraestrutura para os atendimentos a população, além do trabalho constante de manutenção, garantindo um melhor ambiente para servidores e pacientes.

Os Pets no município também tiveram uma atenção especial, com castrações de gatos e cães, vacinações, microchipamentos, exames e encoleiramentos de repelente, além de um atendimento recorde de mais de 2.000 castrações, tornando o município como o que mais castra, proporcionalmente falando, no Mato Grosso do Sul.

 

Além disso, Maracaju mantém a sensibilidade aos cuidados com a saúde pública, além do aumento dos atendimentos as especialidades, a Farmácia Básica do município ampliou a lista de medicamentos e insumos para abastecimento do município, atendendo com uma lista completa de medicamentos.

 

O município é referência em atendimento, nossa estrutura proporciona atendimento para muitas pessoas de outros municípios de nosso estado, através do Programa Mais Saúde, Menos Fila, além de mais de 150 cirurgias.

 

 
Autor:Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
GOSTEI
NÃO GOSTEI





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE