PUBLICIDADE

André e Beto Richa se unem para tentar tirar do papel projeto ferroviário


PUBLICIDADE

07/02/2011 21h27

André e Beto Richa se unem para tentar tirar do papel projeto ferroviário

André e Beto Richa se unem para tentar tirar do papel projeto ferroviário

Martha Ferreira


O governador André Puccinelli e o governador do Paraná, Beto Richa, se reuniram nesta segunda-feira (7), em Curitiba (PR), e o assunto foi a união de esforços em torno de um projeto de integração ferroviária entre os dois estados . O objetivo comum é viabilizar a construção de um ramal interligando a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, até Cascavel, no Paraná, passando por Mundo Novo e Guaíra.

O empreendimento é um dos nove projetos estratégicos do governo de Mato Grosso do Sul na área de infraestrutura, cuja concretização vem sendo discutida por André desde a primeira administração junto aos demais governos dos estados integrantes Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) e ao governo federal. “É uma obra fundamental. Além de baratear o custo de escoamento da safra agrícola do centro-oeste e norte do Brasil, vai proporcionar o desenvolvimento econômico e social de toda a região e fortalecer o porto de Paranaguá”, disse o governador do Paraná, que assumiu em janeiro para seu primeiro mandato.

O traçado da ferrovia foi incluído na primeira edição do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “Queremos os dois estados unidos pela continuação do traçado da ferrovia Norte-Sul”, afirmou, com a expectativa de ver o projeto avançar com participação do novo governo do Paraná.

Importância -Pela proximidade geográfica e pelo volume transportado em outros portos, a saída por trem por Paranaguá é a melhor alternativa para escoar a produção da região centro-sul de Mato Grosso do Sul. São 5 milhões de toneladas de grãos, 2,5 bilhões de litros de álcool e 1,5 milhão de toneladas de açúcar para exportação, por ano.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE