PUBLICIDADE

Equipe do Cras recaptura onça pintada que fugiu há dois meses


PUBLICIDADE
  • mell280

28/12/2010 19h02

Equipe do Cras recaptura onça pintada que fugiu há dois meses

Equipe do Cras recaptura onça pintada que fugiu há dois meses

Gizele Cruz de Oliveira


Campo Grande (MS) – A equipe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande, recapturou a onça pintada de cerca de dez meses de idade que havia fugido no dia 29 de outubro. O animal foi apreendido às 4h da madrugada de hoje (28) em uma das armadilhas montadas há alguns dias, desde que começaram a surgir vestígios de que o felino estava nos arredores do próprio centro. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Menezes, e técnicos do Cras, a onça aparenta estar com boa saúde, mas essa condição só será confirmada após a avaliação, que inclui um período de observação e posterior exame clínico.

 “Acreditamos que ela nunca chegou a se afastar do parque, e que ficou nos arredores mesmo, onde se alimentou de pequenos animais, e não representou perigo para o ser humano. Todas as informações que surgiram logo após a escapada, sobre indícios da presença do animal em diversos locais, se mostraram equivocadas. E a captura aqui, a uns 300 metros da entrada do Cras, mostra isso”, explica Menezes.

Além das pegadas que começaram a aparecer em pontos da mata onde o solo não estava totalmente coberto de vegetação, no dia 25 a presença do animal foi confirmada por uma criança, neta de um tratador que mora dentro da reserva, em frente à entrada principal do Cras. À noite, ao fechar o portão da casa do avô, onde passava uns dias das férias, Karolayne Floriano, de 11 anos, avistou a onça. No escuro, ela chegou a se confundir. “Primeiro eu pensei que era um gato preto grande que tem por ali. Ela me olhou bem, eu olhei pra ela, e levei um susto. Saí gritando, chamando a minha avó”, conta a estudante.

O animal não foi mais visto por outras pessoas, mas com a certeza de sua presença, a equipe do centro de reabilitação começou a montar armadilhas, utilizando as caixas de madeira de transporte de animais. Carne bovina foi utilizada como isca. 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE