PUBLICIDADE

PF, Ministério Público, Funai, produtores e índios discutem em busca de solução para invasão


PUBLICIDADE
  • mell280

07/06/2011 07h45 - Atualizado em 07/06/2011 08h39

PF, Ministério Público, Funai, produtores e índios discutem em busca de solução para invasão

Douranews


Policial Federal pediu calma aos produtores que tiveram área invadida Policial Federal pediu calma aos produtores que tiveram área invadida Foto: Clóvis de Oliveira

Aproximadamente dez famílias indígenas invadiram uma área particular, ao lado da estrada que está sendo construído o Anel Viário, entre as Avenidas Presidente Vargas e Guaicurus, em Dourados. Segundo um dos índigenas, que se identificou como sendo Catalino Rodrigues Gonçalves, a intenção do grupo é plantar mandioca e trabalhar nas terras que, segundo ele, seriam dos índios. "Meu mãe morou aqui por muitos anos. Essa terra é da gente", disse Catalino.

invaso_de_ndios_ao_fundo

Máquinas de produtores - ao fundo, os índios que invadiram a área

Logo após a denúncia da invasão, policiais federais chegaram ao local, visando não permitir um confronto direto entre os cerca de 30 produtores que se dirigiram com máquinas para o local e os índios, já que os fazendeiros iniciaram imediatamente o gradeamento da terra invadida. "Esta é uma propriedade particular e não podemos deixar que seja ocupada por pessoas que não são os donos legais", disse Achilles Decian, ao Douranews.

federindio

Viatura da Polícia Federal chega ao local da invasão

Diversos outros produtores, entre eles diretores do Sindicato Rural de Dourados estão no local, em apoio a Decian, como disse Issao Iguma Filho. Também chegou ao local um representante da promotoria.

monte_de_produtores_indios

Produtores conversam com os policiais federais

O responsável pela equipe da Polícia Federal solicitou que os produtores não usem as máquinas no lugar onde estão os índios, alegando que a Funai já teria sido acionada e a responsável pelo órgão, em Dourados, estaria dirigindo-se ao local, para tentar resolver o problema.

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE