PUBLICIDADE

Período de vazio sanitário para a soja vai até setembro em MS


PUBLICIDADE

04/07/2011 03h00

Período de vazio sanitário para a soja vai até setembro em MS

G1 do MS


 O período do vazio sanitário nas lavouras de Mato Grosso do Sul começou no dia 1º de julho e vai até 30 de setembro. Nesse período fica proibido o plantio de soja para evitar o surgimento de focos da praga conhecida como “ferrugem asiática”, que prejudica a produtividade da plantação.

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de MS (Iagro) alerta qte até mesmo a sobrevivência de brotos da antiga safra, chamados de tigueiras, pode ser fator de manutenção da praga. Os produtores rurais que não cumprirem as normas do vazio sanitário poderão ser multados pelo órgão

O vazio sanitário foi instituído em Mato Grosso do sul em 2006 e este é o quinto ano consecutivo em que a medida é cumprida. Após o período, que dura 90 dias, os produtores podem dar início ao cultivo da safra de verão da soja.

Paraguai
Neste ano, pela primeira vez, o Paraguai, país que faz fronteira com o Brasil em Mato Grosso do Sul, adotou o vazio sanitário para a soja. A medida foi determinada no país pela Resolução 071, de 11 de fevereiro de 2011, do Servicio Nacional de Calidad Y Sanidad Vegetal Y de Semillas (SENAVE).

Denominado de "pausa fitosanitaria", o cultivo de soja está proibido desde o dia 1º de junho e vai até 30 de agosto, em todo o território paraguaio. A Resolução prevê exceção para produção de semente genética de cultivares tolerantes ao fungo que causa a ferrugem asiática.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE