PUBLICIDADE

Pescadores se unem para limpar rio e reivindicar melhorias de acesso


PUBLICIDADE
  • mell280

02/03/2017 16h55

Pescadores se unem para limpar rio e reivindicar melhorias de acesso

O pescador acredita que por ser bastante simples, deva começar a ser feito em 30 ou 40 dias.

Ricardo Campos Jr.


 Um grupo de pescadores se organiza para fazer um mutirão de limpeza nas águas e margens do Rio Amambai, na cidade com o mesmo nome, a 360 quilômetros de Campo Grande. São cerca de 30 pessoas que se reúnem há dez anos pelo prazer da atividade e que estão preocupados com as condições do local.

Humberto Hasegawa explica que o ponto de encontro do grupo é a ponte na estrada que dá acesso a Ponta Porã. Esse mesmo local também é frequentado por banhistas e por pescadores profissionais, que muitas vezes praticam a atividade de forma predatória e abandonam não apenas sacolas, latas e outros descartes, mas também redes.

“Um grupo vai subir e outro descer o rio para recolher o lixo”, conta. A ação vai começar assim que a prefeitura construir uma espécie de plataforma de concreto para facilitar a colocação das embarcações na água, uma reivindicação antiga, mas que está tomando forma.

Hasegawa conta que o município está entrando com os papéis para obter as autorizações ambientais para o empreendimento, que ainda não está orçado. O pescador acredita que por ser bastante simples, deva começar a ser feito em 30 ou 40 dias.

Assim, a ideia é fazer a ação periodicamente para manter o rio sempre limpo e estendê-la a outros cursos d'água próximos.

“Hoje se você for lá, só tem o barranco que o pessoal usa de forma bem precária para colocar os barcos na água. Reunimos o secretário municipal de Meio Ambiente e o Imasul para que seja construída essa rampa de acesso, mas não só para os pescadores. Às vezes a PMA e o Ibama vão ao local fiscalizar e o acesso deles será muito mais rápido. Para aquele que estiver infringindo a lei, vai facilitar o controle. Só vem somar”, explica.

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE