PUBLICIDADE

Projeto incentiva Artesanato na fronteira


PUBLICIDADE

08/05/2017 14h32

Projeto incentiva Artesanato na fronteira

Nivalcir Almeida


Arte para Todos da FUNCESPP impulsiona visibilidade do artesanato local

FUNCESPP busca impulsionar produção para fortalecer a geração de emprego e renda da Economia Criativa

            A Prefeitura de Ponta Porã, através da Fundação de Cultura e Esporte (FUNCESPP) realizou no sábado (06), na Praça Lício Borralho-Linha Internacional mais uma etapa do Projeto “Arte para Todos! Cultura em Espaço Livre”, que busca ocupar os espaços públicos, praças e parques com manifestações artísticas.

            O projeto vem proporcionando espaço e estrutura para impulsionar o segmento de artesanato da fronteira, objetivando divulgação e comercialização dos produtos feitos pelos artesãos.

            A equipe da FUNCESPP vem se reunindo periodicamente com os artesãos de Ponta Porã, buscando cadastrar os profissionais, realizando o levantamento dos produtos, técnicas e perfil do artesanato produzido na fronteira. “Impulsionar o nosso artesanato sempre foi um desafio, temos excelentes profissionais produzindo peças, objetos interessantes em diversas técnicas.O primeiro passo foi conhecer estes profissionais, o segundo colocar em evidencia, agora passamos a identificar através de pesquisa nossos símbolos culturais para que possamos aprimorar ainda mais este segmento que ajuda a divulgar nossa história e cultura” afirmou Eder Rubens, diretor de Cultura da Funcespp.

            Ele lembrou ainda que a Feira do Artesanato estará presente em todas as etapas do Projeto “Arte para Todos! Cultura em Espaço Livre” como forma de aproximar o artesão e sua produção da população da fronteira, do consumidor, fortalecendo a geração de emprego e renda da chamada Economia Criativa. “A economia criativa, como o artesanato, se bem planejada e impulsionada, gera emprego e renda para nossos artistas.No caso especifico do artesanato, a fronteira recebe turistas todos os finais de semana, que buscam levar de recordação algum produto que simbolize nosso município”, frisou Eder.

            Para buscar mais informações e dados importantes visando a consolidação do artesanato, o projeto passou a contar com a importante colaboração dos professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), através do Programa de Desenvolvimento Local que estiveram realizando um questionário com os artesãos participantes da feira. “Estamos felizes em contribuir com um projeto que possibilita aprofundar o conhecimento acadêmico, e que pode servir de contribuição para identificar e impulsionar o artesanato local, contribuindo para a política pública de cultura de Ponta Porã” disse o Professor Dr. Carlos Zamberlan, coordenador Programa de Desenvolvimento Regional (UEMS).

  A FUNCESPP lembra ainda que será realizado, através de técnicos em artesanato ligados a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul o Cadastro Nacional do Artesanato Brasileiro que deve acontecer no dia 17 de julho em Ponta Porã.          

         

    

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE