PUBLICIDADE

No dia de mutirão nacional, HU de Dourados faz 15 cirurgias vasculares


PUBLICIDADE
  • mell280

31/05/2017 11h45

No dia de mutirão nacional, HU de Dourados faz 15 cirurgias vasculares

Helio de Freitas


 O HU (Hospital Universitário) de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, participa hoje (31) do 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). O serviço escolhido para o dia é o de cirurgias vasculares, que estão sendo retomadas no hospital da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

De acordo com a assessoria do HU, foi elaborado um planejamento envolvendo a gestão do hospital e os profissionais do centro cirúrgico, que hoje funciona exclusivamente em prol de cirurgias vasculares, com a expectativa de atender 15 pacientes com problema de varizes.

Há dois anos as cirurgias vasculares não são feitas no maior hospital do interior de Mato Grosso do Sul em função da falta de insumos e materiais específicos, adquiridos recentemente.

No mutirão de hoje vão atuar quatro cirurgiões vasculares, três anestesiologistas e 21 profissionais de enfermagem.

Conforme o HU, 173 pessoas aguardam atualmente pela realização de cirurgias vasculares no HU da UFGD. A partir de agora, com a retomada do serviço, a meta é fazer 20 procedimentos cirúrgicos por mês.

Ações educativas – Além das cirurgias, duas equipes de colaboradores e estudantes vão percorrer hoje vários setores do hospital para conscientizar pacientes e funcionários.

Enfermeiros da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar vão falar da campanha pela higienização das mãos. Em locais como recepções e ambulatórios, pacientes e acompanhantes receberão orientações sobre como higienizar as mãos de forma correta e a importância do ato para a manutenção da saúde e a redução de infecções, principalmente dentro do ambiente hospitalar.

Estudantes de graduação de medicina, psicologia, nutrição e enfermagem vão orientar sobre os problemas causados pelo tabagismo. O assunto foi escolhido por hoje ser Dia Mundial sem Tabaco.


 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE