PUBLICIDADE

Ministro Kassab assina migração de radios AM para FM às 14h em Campo Grande


PUBLICIDADE

24/07/2017 09h41

Ministro Kassab assina migração de radios AM para FM às 14h em Campo Grande

Paulo Nonato de Souza


 O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, estará em Campo Grande nesta segunda-feira, 24, para comandar o oitavo mutirão de assinaturas da migração de 37 emissoras de rádio AM para FM, às 14 horas, na Esplanada dos Ferroviários.

Além do ministro Kassab, a secretária nacional de Radiodifusão, Vanda Nogueira, e o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, também estarão presents no evento.

Das 37 emissoras agendadas para a assinatura dos termos aditivos de adaptação das outorgas, um dos últimos passos do processo de mudança de frequência,, 13 são de Mato Grosso e 24 de Mato Grosso do Sul.

No passo seguinte, as emissoras devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão e solicitar à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a autorização de uso da frequência. A partir da liberação, os veículos já podem começar a transmitir a programação na nova faixa.

A mudança é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento. Ao migrar sua operação para a faixa FM, as rádios poderão ser sintonizadas em tablets e smartphones. A campanha pela migração vem desde 2009.

Mato Grosso do Sul é o oitavo estado a receber o mutirão. Antes, o evento do Ministério das Comunicações passou por Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo e Paraíba. Das 1.781 rádios AM do país, 1.500 solicitaram a migração. Nesta primeira etapa, cerca de 960 emissoras poderão operar na faixa atual de FM, de 88 Mega-hertz (MHz) a 108 MHz. As demais candidatas terão que esperar a conclusão do processo de digitalização da TV, responsável por liberar espaço para as radios na sitonia em FM.


 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE