PUBLICIDADE

Profuncionário prestigia evento do Vale Renda em Ponta Porã


PUBLICIDADE

08/08/2017 08h34

Profuncionário prestigia evento do Vale Renda em Ponta Porã

Nivalcir Almeida


Durante a visita os alunos do Profuncionário aplicaram questionários para coletar dados sobre o evento realizado na Escola Estadual Joaquim Murtinho.

 

                Alunos e tutores do Profuncionário de Ponta Porã participaram de uma atividade especial durante a realização da Ação Socioeducativa e da Feira do Empreendedor dos Beneficiarios do Programa Vale Renda promovidas nas dependências da Escola Estadual Joaquim Murtinho.

            Os alunos foram orientados a observar detalhes do evento. A turma do curso de Secretaria Escolar acompanhou e coletou dados sobre a organização do evento, bem como detalhes do programa social desenvolvido pelo Governo do Estado. A turma do curso de Infraestrutura observou detalhes das dependências do local que sediou o evento, bem como a distribuição dos expositores. Já os alunos do curso de Alimentação Escolar coletaram informações sobre a situação social dos beneficiados pelo Vale Renda bem como as características dos alimentos que estavam sendo comercializados na feira.

Cada tutor elaborou um questionário devidamente aplicado através de entrevistas com os participantes do evento. O objetivo foi documentar a visita à escola e, com isso, promover debates em sala de aula após o retorno às atividades do curso nos encontros presenciais realizados na Escola Estadual Adê Marques.

 A presença dos alunos e tutores do Profuncionário foi elogiada pelos organizadores do evento. A coordenadora da equipe que gerencia o Vale Renda em Ponta Porã, Ângela Derzi, agradeceu pela visita e disse que a presença do grupo abrilhantou o evento que reuniu dezenas de beneficiados pelo programa social mantido pelo Governo do estado.

A avaliação da visita foi positiva. “Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelos participantes do Programa Vale Renda que tem como finalidade beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social em nosso município. Atividades assim são fundamentais para que os alunos do Profuncionário tenham conhecimento do contexto em que estão inseridos na comunidade, bem como acrescentar nos conteúdos que são desenvolvidos em nossas aulas”, afirmou Elizete Cardoso, coordenadora do Profuncionário em Ponta Porã.

De acordo com o Governo do Estado, o Vale Renda é um programa desenvolvido pela Superintendência de Benefícios Sociais, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), que tem o objetivo de desenvolver ações voltadas para as famílias sul-mato-grossenses em situação de vulnerabilidade socioeconômica, auxiliando-as no trajeto para a independência e melhores condições de vida em um futuro mais digno.

A gestão do Programa Vale Renda é atribuição de órgão integrante do grupo responsável pela prestação de serviços ao cidadão e que orienta e executa ações que visam a inclusão social, promoção da cidadania e geração de emprego e renda.

O Programa consta de um benefício em pecúnia que é atualizado anualmente, com base na inflação. Além do aporte financeiro as famílias participam de reuniões socioeducativas mensais, oportunidade onde participam de palestras e empoderam-se de informações sobre seus direitos, serviços públicos, conceitos de cidadania, entre outros.