PUBLICIDADE

Estiagem e ventania deixam cidade 'sob poeira' no interior do MS


PUBLICIDADE

12/08/2017 16h06

Estiagem e ventania deixam cidade 'sob poeira' no interior do MS

Nyelder Rodrigues


 A estiagem que atinge Mato Grosso do Sul a cerca de dois meses persiste, deixando o tempo extremamente seco em vários municípios. A situação, aliada à ventania, acaba transformando a paisagem em algumas delas.

É o caso de São Gabriel do Oeste - cidade localizada a 140 km de Campo Grande. Lá, a poeira tomou conta das ruas e do céu, deixando a paisagem com tons de laranja e marrom, dando trabalho para quem tem que limpar a casa.

"Aqui é muito poeira. Sai para almoçar e estava assim na minha rua [se referindo a foto que mostra o cenário na cidade]", comenta o gestor de comunicação Leonardo Faria Amorim, morador da cidade.

Amorim ainda conta que a situação ocorre por causa das ruas, ainda de terra, que há em São Gabriel do Oeste. "Aqui as ruas laterais não tem asfalto", explica Leonardo, que também relata a sujeira que fica na varanda de casa por causa da poeira.

Inmet - Conforme os dados disponibilizados pela estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em São Gabriel do Oeste, na faixa das 14h, foram registrados rajadas de vento de até 54 km/h, e velocidade perto disso a partir das 10h - horário com a maior média de velocidade dos ventos, de 27,3 km/h.

Já a temperatura passou dos 30°C a partir das 9h, chegando ao pico de 35°C na faixa das 14h. A hora com maior média foi das 13h, com 33,8°C. Enquanto isso, a umidade segue em níveis críticos, batendo a marca de 15% às 15h.

Leonardo mostra ventania leva muita sujeira para a varanda das casas (Foto: arquivo pessoal)Leonardo mostra ventania leva muita sujeira para a varanda das casas (Foto: arquivo pessoal)

Previsão - Não há previsão de chuva neste sábado (12) para a região norte do Estado, mas existe a possibilidade de que haja precipitações nas regiões sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, o tempo deve permanecer quente e seco, sem chuva. Os termômetros devem variar entre 22°C e 35°C e as temperaturas vêm acompanhadas de tempo claro e umidade relativa do ar entre 25% e 70%.

A previsão é que em São Gabriel do Oeste possa chegar até 38°C até o fim da tarde. À noite, o tempo deve ficar claro. Já no domingo (13), o céu deve permanecer parcialmente nublado até o fim da tarde, com presença de névoa seca vespertina. A chuva que trará um alívio deve acontecer somente à noite, com pancadas isoladas.