PUBLICIDADE

Na primeira parada, Nioaque recebe expedição em clima de festa


PUBLICIDADE
  • mell280

25/08/2017 11h45

Na primeira parada, Nioaque recebe expedição em clima de festa

Paulo Nonato de Souza


 A expedição “Rota da Integração Latino-Americana”, com 26 caminhonetes Amarok e composta de empresários, transportadores, produtores rurais e jornalistas, que saiu de Campo Grande por volta de 7 horas rumo a Antofogasta, no Chile, fez a sua primeira parada na cidade de Nioaque, na região sudoeste de Mato Grosso do Sul.

Distante 199 km de Campo Grande, Nioaque recebeu a caravana em clima de festa. Teve até palco instalado na Praça dos Monumentos Históricos, no centro da cidade, e apresentações folclóricas da comunidade indígena, sob o comando do prefeito Valdir do Couto Junior.

“Fizemos questão de desejar sucesso no intercâmbio com as cidades do Paraguai, Argentina e Chile por onde a expedição vai passar”, disse o prefeito em sua saudação aos integrantes da caravana organizada pelo Setlog (Sindicato dos Transportadores de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul).

 
Indígenas fizeram apresentações para a comitiva em Nioaque (Foto: Luzio Ribeiro)Indígenas fizeram apresentações para a comitiva em Nioaque (Foto: Luzio Ribeiro)

A expedição segue no sentido oeste da América do Sul e deixará o Brasil por Porto Murtinho, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, e deve chegar em Antofogasta no próximo domingo por volta do meio dia. Passará pelas cidades de Carmelo Peralta, Loma Plata, Mariscal Estigarribia e Assunção, no Paraguai, Tartagal, Salta, San Salvador de Jujuy, na Argentina, San Pedro do Atacama, Iquique, Mejillones, Calama e Antofogasta, no Chile.

Histórico – Desde a primeira expedição em 2013, o Setlog-MS já realizou outras três viagens de prospecção em que foram mapeadas as possíveis rotas.

A previsão é de que a comercialização internacional de grãos poderá atingir 135 milhões de toneladas e a saída pelo Oceano Pacífico reduzirá em cerca de 11 mil km de rota marítima o percurso feito atualmente feito pelo Oceano Atlântico.

De acordo com técnicos do Sindicato, além de mais barata, a rota atende às necessidades técnicas para Mato Grosso do Sul exportar seus produtos para o mercado asiático, a partir dos portos do Chile no Oceano Pacífico.

O prefeito de Nioaque, Valdir do Couto Junior, o secretário estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruck, e o presidente do Setlog/MS, Cláudio Cavol, na primeira parada da expedição rumo ao Chile (Foto: Luzio Ribeiro)O prefeito de Nioaque, Valdir do Couto Junior, o secretário estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruck, e o presidente do Setlog/MS, Cláudio Cavol, na primeira parada da expedição rumo ao Chile (Foto: Luzio Ribeiro)
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE