PUBLICIDADE

'Essa luta para reduzir os acidentes é constante e de todos nós', diz governador ao encerrar semana de trânsito


PUBLICIDADE

25/09/2017 11h52

'Essa luta para reduzir os acidentes é constante e de todos nós', diz governador ao encerrar semana de trânsito

Danúbia Burema


 Governo do Estado tem investido também em estrutura para reforçar o atendimento em saúde às vítimas do trânsito, com a construção do Hospital do Trauma e do 1º Centro de Reabilitação de Ortopedia.

Campo Grande (MS) – No encerramento das atividades da Semana Nacional de Trânsito, na Capital, ocorrido nesta manhã na Governadoria, Reinaldo Azambuja destacou a importância do empenho constante de toda a sociedade em tornar o trânsito mais seguro. Além de ações educativas, o governo tem investido em estrutura para atender às vítimas do trânsito – com a construção do Hospital do Trauma e do 1º Centro de Reabilitação em Ortopedia do Estado, no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.

“Essa luta para reduzir os acidentes é constante e de todos nós”, declarou o governador, ao lembrar que as causas de muitas tragédias podem ser evitadas: como abusos de velocidade, tentar conciliar bebidas alcoólicas e direção, além de dirigir falando ao celular.

De acordo com ele, é necessária uma mudança de comportamento que começa com conscientização. “A educação é o carro-chefe para a gente conscientizar a sociedade”, completou, ao lembrar que as despesas para o poder público são muito maiores quando a falta de respeito às normas aumenta o número de acidentes – onerando o Sistema Único de Saúde (SUS) e até a Previdência Social – e quem paga essa conta é toda a sociedade.  

Em 2016, foram registrados 24450 acidentes em MS, contra apenas 14 mil no balanço preliminar até 31 de agosto deste ano. Foto: Chico Ribeiro

Para reforçar a prevenção, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) realizou de 18 ao dia 25 de setembro uma série de atividades pela Semana Nacional do Trânsito. Com o tema: #Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito. A programação incluiu palestras, atividades culturais, trabalhos envolvendo a comunidade escolar, blitz educativas e uma série de outros eventos reunindo o poder público e entidades privadas.

E esse trabalho educativo realizado não somente na semana nacional mas durante todo o ano tem dado resultados positivos. Dados do Detran apontam redução no número de ocorrências em todo o Estado. Em 2016, foram registrados 24450 acidentes em Mato Grosso do Sul, contra apenas 14 mil no balanço preliminar até 31 de agosto deste ano.

No encerramento das atividades alusivas à Semana Nacional também estiveram presentes deputados estaduais e diversas autoridades de trânsito e segurança pública. O diretor-presidente do Detran, Roberto Hashioka, destacou o trabalho envolvendo inúmeros parceiros, incluindo prefeituras e agências de trânsito, potencializando os resultados. “Um trânsito sem acidentes é resultado de pessoas conscientes”, frisou. 

Suporte estadual às vítimas do trânsito

Além de ações educativas, o Governo do Estado tem sido parceiro em uma série de iniciativas estruturais para aumentar a segurança no trânsito. Por meio de convênio com prefeituras, foram liberados recursos para recuperação de pavimentação em vias urbanas e rodovias, além de sinalização viária em municípios por todo o Estado.

Obra emblemática iniciada em 1990 e que agora está em fase de conclusão é o Hospital do Trauma. A unidade destinada à traumatologia deverá aliviar a sobrecarga da Santa Casa e otimizar o atendimento às vítimas do trânsito.

O Governo será parceiro também na construção do primeiro Centro de Reabilitação de Ortopedia do Estado, que será implantado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). A unidade irá atender pessoas que tenham sofrido sequelas decorrentes de acidentes, além de doenças que tenham provocado limitação nos movimentos, atuando como referência na reabilitação dos pacientes. Veja mais fotos.

Danúbia Burema – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)






PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE