PUBLICIDADE

Governo licita obras em 74 escolas da Rede Estadual de Ensino em 42 municípios


PUBLICIDADE

26/07/2011 18h06

Governo licita obras em 74 escolas da Rede Estadual de Ensino em 42 municípios

EE Pe. Constantino de Maracaju : reformada, vai ser ampliada com laboratórios

Gizele Cruz Romeiro


Escola Pe. Costantino de Maracaju vai ser reformada e ampliada

 

         Campo Grande (MS) – O Governo do Estado prepara a execução de obras de reforma e ampliação em 74 escolas da Rede Estadual de Ensino em 42 municípios. São melhorias que já estão com recursos garantidos e em fase de licitação.

Além dessas, um segundo pacote de 88 reformas, construção de 68 bibliotecas, construção de 29 salas de tecnologia e de mais nove salas de aula está com os projetos em análise. O Estado já solicitou os recursos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), já foram feitas diligências e a definição dos repasses depende agora somente do Ministério da Educação.
Obras imediatas
Em 74 escolas os procedimentos para obras já estão adiantados. O Governo do Estado já tem assegurados os recursos, oriundos do Plano de Ações Articuladas - PAR Profissionalizante, frutos do convênio nº 658.389/MEC/2009. A liberação do dinheiro aconteceu agora em 2011, e a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) está fazendo as licitações. Com esse processo concluído, serão dadas as ordens de serviço para início das obras.
Nessas 74 escolas, jovens estudantes passarão a contar com modernos laboratórios, de Física, Química, Matemática e Informática. São ampliações que complementam ações já executadas de reformas físicas. “Com esse investimento, vamos melhorar o ensino médio nessas escolas e o ensino profissionalizante que também é oferecido em muitas unidades”, explica a secretária de Estado da Educação, Nilene Badeca. Além dos laboratórios, 21 dessas escolas também vão ter as instalações do prédio atual reformadas.
Estão incluídas nesse pacote de obras as seguintes unidades escolares:
 
EE Lino Vilachá, em Campo Grande, será reformada e ganhará laboratórios
 
             Obras planejadas
         Ao mesmo tempo em que prepara o início das obras inseridas no convênio já aprovado, o Estado já tem um planejamento para novas intervenções. É um conjunto de obras que incluem 68 reformas, construções de 68 bibliotecas, construção de 29 salas de tecnologia, e a oferta de mais nove salas de aula.
Os projetos, também de 2009, encontram-se em análise no MEC. A secretária Nilene Badeca explica que já foram realizadas as diligências, uma etapa da avaliação para aprovação das propostas.
Algumas escolas beneficiadas com algum tipo de melhoria nas intervenções que estão sendo licitadas para 2001, estão inseridas também nesta nova relação de obras, com outros investimentos. Algumas unidades escolares, por exemplo, estão tendo licitados os laboratórios, e têm previsão de biblioteca ou reforma para quando os projetos novos forem aprovados pelo MEC.
Confira a lista completa:
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE