PUBLICIDADE

Cartório Eleitoral de Maracaju distribuiu nota sobre multa para quem não fizer biometria é falsa


PUBLICIDADE

23/11/2017 16h05

Cartório Eleitoral de Maracaju distribuiu nota sobre multa para quem não fizer biometria é falsa

Hosana de Lourdes


O cartório Eleitoral da Comarca de Maracaju divulgou nota na tarde desta quinta-feira, dia 23, relacionados a boatos que circula na internet e em grupos de conversas de whatsapp onde a mensagem atribuindo à Justiça Eleitoral a aplicação de multa de R$150 ao eleitor que não fizer o cadastramento biométrico, bem como o cancelamento de documentos.

Nota

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que esta mensagem é falsa e que o eleitor deve ficar atento ao calendário estabelecido pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) para fazer o recadastramento dos eleitores em cada estado.Segundo a mensagem divulgada na internet, o prazo seria até o dia 7 de dezembro para evitar cancelamentos de documentos como CPF e carteira de motorista, porém a informação não procede. A legislação eleitoral não prevê, em nenhum momento, o cancelamento de outros documentos a não ser o título de eleitor no caso de o eleitor ficar três eleições consecutivas sem votar ou justificar ou não comparecer ao cadastramento biométrico obrigatório, que serve como uma atualização do cadastro de eleitores.

Já para saber o prazo para a realização do procedimento, o eleitor deve consultar o site do TRE do seu estado. Na Bahia, o recadastramento biométrico para as cidades em revisão extraordinária deve ser feito até o dia 31 de janeiro de 2018.

Sobre a biometria

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. A tecnologia foi implementada na Justiça Eleitoral com o objetivo de prevenir fraudes e tornar as eleições brasileiras ainda mais seguras, uma vez que a identificação biométrica torna inviável que um eleitor tente se passar por outro no momento da votação.

O cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, que está sendo realizado gradativamente em todo país, é regulamentado pela Resolução TSE nº 23.440/2015.

Acesse o mapa disponível na página da Biometria e clique no seu estado para saber se a sua cidade está realizando o cadastramento biométrico.

Eleitores da Bahia poderão consultar os municípios em fase extraordinária de recadastramento no hotsite: biometria.tre-ba.jus.br

Com informações do TSE

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE