PUBLICIDADE

Homem é multado e preso por pescar e comercializar peixes na piracema


PUBLICIDADE
  • mell280

06/01/2018 16h07

Homem é multado e preso por pescar e comercializar peixes na piracema

Época proibida para pesca nos rios de MS iniciou dia 5 de novembro e vai até dia 28 de fevereiro.

Mirian Machado


 Um homem de 37 anos foi preso e multado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) na manhã deste sábado (6) por pescar e comercializar o pescado capturado durante o período da piracema. O suspeito mora em Ivinhema, a 282 km da Capital.

Policiais de Batayporã receberam uma denúncia de que o homem pescava e comercializava na própria residência os peixes. A PMA foi até o local nesta manhã e encontrou um freezer com 10 quilos de pescado. Os peixes apresentavam marcas de terem sido capturados com redes de pesca, que também é um petrecho proibido.

O pescado e o freezer foram apreendidos e o homem foi preso e encaminhado à Delegacia. Ele responderá por crime ambiental de pesca e comercialização de produto de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. O homem ainda foi multado em R$ 900.

Segundo a Polícia Militar Ambiental, depois de periciado, o pescado será doado para instituições filantrópicas.

Piracema- Vai até o dia 28 de fevereiro o período da piracema em que é proibido pescar em qualquer rio de Mato Grosso do Sul. Segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), é nesse período que os peixes sobem para os rios em direção às cabeceiras para a desova. Essa proibição tem o objetivo de garantir a reprodução e o povoamento dos rios.

Só é permitida a pesca exercida por pescador profissional artesanal, ou morador ribeirinho, para consumo e mesmo assim no máximo de três quilos diários ou um exemplar de qualquer peso, respeitando sempre os tamanhos mínimos de cada espécie.

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE