PUBLICIDADE

Índice de famílias com contas atrasadas chega a 60%, diz pesquisa


PUBLICIDADE
  • mell280

29/07/2011 11h20

Índice de famílias com contas atrasadas chega a 60%, diz pesquisa

TV Morena


 Levantemento mostra que seis em cada dez famílias estão com contas atrasadas há mais de 60 dias. O apelo do consumo e as facilidades para pagar acabam contribuindo para esse quadro.

A fatura do cartão de crédito não é mais motivo de preocupação para a família do operador de caixa Luciano Dias, mas nem sempre foi assim. No ano passado as despesas da casa aumentaram, e a solução encotrada foi usar todo o limite dos dois cartões. Ele diz que cometeu outro erro grave na hora de controlar as contas: só pagava o valor mínimo da fatura. "Achando que assim estava quitando, mas pelo contrário, depois é que o juro vinha", conta.

O que aconteceu com Luciano é uma situação que se repete por todo o país, de acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio. Entre as familias com renda de até 10 salários mínimos, 75% não conseguem pagar as despesas feitas com cartão de crédito.

Para evitar dívidas com o cartão, o economista Fábio Castilho afirma que é preciso planejar os gastos de acordo com a renda familiar. "Você pode ter uma qualidade de vida boa sem passar aperto", afirma.

Além do cartão de crédito, quase 22% das famílias também ficaram endividadas com os carnês de lojas e 11% com os financiamentos de veículos.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE