PUBLICIDADE

Busca da verdade


PUBLICIDADE
  • mell280

17/03/2018 07h12

Busca da verdade

Frei Venildo Trevisan


Existem muitas verdades que desafiam a capacidade da inteligência humana. Desafiam porque os seres humanos são seres mortais, muitas vezes ousados apegando-se a um certo número delas e imaginando que seriam os melhores e mais perfeitos entre os humanos.
 
Enquanto isso acontecer, estarão reduzindo o universo a pequenos mundos cercados de limitações e alimentados pelas ilusões. Perdem, em grande parte, o prazer de saborear as delícias de um coração iluminado pela fé e sustentado pela certeza de que está caminhando em busca da verdade, pois somente ela o tornará livre.
 
Continuam, no entanto, os que ferrenhamente se apegam a certas ilusões julgando estarem no caminho certo e construindo um mundo muito pessoal, garantindo sua realização plena. Questionados por algum sensato não admitiriam a possibilidade de se equivocarem. Não admitiriam erro julgando-se eleitos para um mundo fantástico.
 
Mas nem tudo é como alguns sonham. Algumas pessoas estudiosas ouviram falar a respeito de um sábio e mestre chamado Jesus. Resolveram ir à sua procura. Não se sabe se por respeito ou por medo, preferiram buscar um dos seus seguidores solicitando que os conduzisse até o mestre. O desejo era justamente para entender por que era tão procurado e tão questionado.
 
E o mestre os acolheu e mostrou-lhes claramente que não bastava ouvir algo a respeito da verdade. Mas era preciso assumi-la, trabalhá-la e difundi-la. E seria preciso colocar a própria vida a serviço dos demais, pois “quem guardasse a vida para si iria perdê-la. E quem a colocasse a serviço dos demais iria conservá-la para a vida eterna” (Jo.12,25)
 
Parece até que o mestre não tratasse a vida como um valor, mas apenas como um objeto a serviço de algo pouco conhecido do povo. Mas aí está o grande desafio para a iniciativa humana. Os homens pensam em privilégios e ele pensa em desprendimento. Os homens pensam em garantias pessoais e ele pensa em serviço. Os homens pensam em ganhos e ele pensa em gestos em favor dos humilhados.
 
Analisando com humildade percebe-se que o pensar humano está muito longe do pensar de Deus; o querer humano não se compara com o querer de Deus; o planejamento humano nem de longe se aproxima do plano de Deus.
 
Com certeza, existem muitos pensando ser difícil essa aproximação, ou esse enquadramento com o querer de Deus. Mas aquelas pessoas que já vivem essa realidade estão aí para garantir que não apenas será possível, mas é acima de tudo algo que conforta o coração e contribui para uma paz de espírito sem limites. E a felicidade de quem encontrar esse caminho da verdade o fará sumamente vitorioso.
 
Esses amam a verdade. Dela se alimentam e a celebram no dia a dia. Nada terão a temer, pois tudo será luz, força e motivo de dar graças, pois a verdade é o próprio Deus, amor infinito.
 

E os humanos que a ele se aliarem farão parte do grande povo que sabe estar sempre a caminho. Sabem também que a meta a alcançar já se encontra viva em seus corações. 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE