PUBLICIDADE

Jaqueline Limberguer, fala de sentimentos e emoções, nesta segunda-feira, entenda:


PUBLICIDADE

16/04/2018 08h32 - Atualizado em 16/04/2018 09h45

Jaqueline Limberguer, fala de sentimentos e emoções, nesta segunda-feira, entenda:

Sentimentos e Emoções – A Importância de identificá-los. Qual a diferença entre emoção e sentimento na psicologia?

Jaqueline Limberguer


 Nos dias atuais as relações estão ligadas as emoções que dão origem aos sentimentos, esses dois tipos de reação estão totalmente relacionados entre si. Da mesma forma que uma emoção desperta um sentimento, um sentimento é capaz de gerar mais emoções da mesma espécie.A psicóloga Jaqueline Limberguer na sua opinião semanal lembra: como sinônimos, emoção e sentimento são considerados movimentos diferentes tanto para o psiquismo como para a psicologia entenda:

 

A forma como um indivíduo se sente, determina como ele irá agir. Conhecer os seus sentimentos e entender como eles geram as emoções que sente é um dos principais caminhos do autoconhecimento. Entretanto, é importante entender a diferença entre sentimento e emoção, para que você consiga compreender a origem deles e tenha maior controle sobre a sua vida, desenvolvendo a chamada inteligência emocional.

Outro benefício que o autoconhecimento traz é a possibilidade de conseguirmos entender melhor outras pessoas. Então, ao invés de se chatear com alguém porque fez algo que não gostou; o ser humano que conhece e diferencia emoções e sentimentos conseguirá ter uma visão diferente e mais positiva. As emoções dificilmente conseguem ser escondidas, pois costumam ser visíveis no corpo de uma pessoa quando ela está sentindo raiva, medo, tristeza ou alegria, por exemplo. Além disso, são sensações que têm uma duração mais curta. Quando se trata de sentimentos, eles acontecem na mente, então podem passar despercebidos por outras pessoas e durar muito mais tempo, como é o caso do amor.

O autoconhecimento facilita a relação que um indivíduo tem com os seus sentimentos e emoções. Quando se entende a razão de sentir angústia, medo ou insegurança, por exemplo, é possível racionalizar essas emoções e impedir que elas se transformem em crenças limitantes, aquelas que te impedem de se desenvolver, seja como pessoa ou profissional e que sabotam sua vida.

A palavra emoção tem um significado, no mínimo, curioso, que é impulso ou movimento. Isso porque as emoções levam um indivíduo a agir, são as reações que se tem perante determinados estímulos. Ao sentir dor, geralmente a reação mais comum é de encontrar uma forma de fazer com que essa sensação pare de acontecer.

Os sentimentos, por sua vez, são mais conscientes e gerados a partir da forma com a qual cada indivíduo processa as emoções que sente. O que se sente não é uma questão de destino, é possível aprimorar sentimentos e emoções para desenvolver novas formas de pensamento, hábitos e comportamentos, ou seja, escolher o que você vai cultivar dentro de si.

Sabendo de tudo isso, numa escala de 0 a 10, o quanto você acredita que conhece a origem de seus sentimentos e emoções? Refletir sobre o que sente é um hábito que pode ser conquistado pouco a pouco, que é capaz de trazer inúmeros benefícios para todos os âmbitos e resultados extraordinários para sua vida. (Marques, José Roberto. 2017)

No espaço entre emoção, sentimento e ação, todos nós temos o poder de mudar e direcionar nossas vidas para melhor.

Ao compreender as emoções e gerenciar os sentimentos com o pensamento consciente, temos uma ferramenta poderosa para viver de forma mais livre. Sendo assim, mesmo que as situações pareçam não mudar, aprendendo a diferença entre os sentimentos e as emoções, mudar o que pensa e como se comporta, poderá ajudar, e muito, a manter o equilíbrio, a esperança, o senso de paz e o propósito em avançar na direção de seus objetivos.

Não é ‘frescura’ sentir-se ‘incapaz’ para mudar alguma situação. Procure a ajuda de um profissional da psicologia para auxiliar neste proceso de busca e descoberta de si e de seu potencial.

 

Jaqueline Limberger Cota
Psicóloga
Terapeuta Cognitivo Comportamental
CRP14 02919-6

 

 

 

 





PUBLICIDADE
  • WhatsApp TUDODOMS459
PUBLICIDADE
  • academia374
  • museu da cachaça319
  • Imobiliaria12
PUBLICIDADE