PUBLICIDADE

Maior fábrica de proteína de soja da América Latina gera 140 empregos


PUBLICIDADE
  • mell280

08/06/2018 12h43

Maior fábrica de proteína de soja da América Latina gera 140 empregos

Leonardo Rocha e Ricardo Campos Jr


 Nova fábrica de proteínas de soja da empresa ADM (Archer Daniels Midland Company) foi inaugurada na manhã de hoje para produção de 50 mil toneladas por ano, gerando 140 empregos, em um complexo que conta com cinco plantas. O investimento foi de US$ 250 milhões de dólares e a abertura oficial ocorre hoje (08), com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

 

De acordo com o presidente da empresa, Roberto Ceciliano, a unidade de Campo Grande, no distrito de Indubrasil, será a maior fábrica de proteínas concentrada de soja da América Latina. O objetivo é que a produção seja vendida em 70% dentro do Brasil e 30% segue para exportação, com foco nos países sul-americanos, mas também em comércio com a Europa, África e Ásia.

 

As cinco plantas dentro do complexo já estão operando, sendo que a unidade vai produzir matéria-prima para consumo humano, como a farinha de soja, diferente da unidade anterior na cidade que tinha maior produção para alimentação animal. “Queremos incentivar o aumento do consumo de proteína de soja, para fomentar o crescimento do setor”, disse Ceciliano.

Neste complexo serão feitos por exemplo quatro tipos de farinha de soja: a normal que possui 50% de proteína, a texturizada que conta de 50% a 70% (proteína), a processada que chega a 70% e a isolada com 90% (proteína), usada para a produção de bebidas.

Consumo - O presidente ainda citou que o consumo da carne processada nos Estados Unidos é de 24 kg por habitante em um ano, enquanto que no Brasil ainda está em 3 km por pessoa, no mesmo período. O governo estadual contribuiu para o projeto, fazendo a revitalização do Núcleo Industrial Indubrasil, em Campo Grande, que deu suporte para a instalação da fábrica.

A concretização da fábrica foi garantida por meio da contratação de R$ 274 milhões feita pela empresa junto ao Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). Essa foi a primeira contratação de recursos desse fundo concretizada para Mato Grosso do Sul.

  • Imprimir