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- mell280
16/06/2018 07h24
Pesquisa inédita aponta que 71% dos torcedores brasileiros retomam a confiança na Seleção
O estadão
Pesquisa inédita aponta que 71% dos torcedores brasileiros retomam a confiança na Seleção e no hexa. O Estudo revelou o comportamento e perfil dos torcedores, quantos são e seu engajamento com relação à seleção brasileira.
São Paulo, junho de 2018. A pesquisa, realizada com mais de 2000 pessoas mostra que o brasileiro tem fome de títulos. Principalmente quando se mexe com o brio brasileiro e com a lembrança de que a seleção tem cinco estrelas na camisa. E que Tite e seus comandados fazem um trabalho de encher os olhos, que podem render frutos muito maduros até o meio de julho.
Então, de fato, 71% dos entrevistados responderam que ficarão extremamente felizes com uma eventual conquista do hexa campeonato.
O 'Vai na onda' gosta de ver os acontecimentos que rolam em torno da Seleção e da Copa do mundo. Não passa nem perto de ser fanático. 7% não ligam muito se conseguem ver os jogos. Pode ser considerado o "arroz de festa'' que vai no embalo dos outros torcedores. Correspondem por 13% dos pesquisados.
O próximo perfil já diz tudo. É o 'Tô nem aí'. Não liga para Copa ou Seleção. Pode até mesmo nem gostar de futebol. Não assiste os jogos durante o maior evento esportivo do planeta e só o faz talvez por falta de companhia. São ao todo 19% dos entrevistados.
Por fim, o 'Pistola F.C' é praticamente o não torcedor. Simplesmente não gosta da Seleção. São 6% da amostragem, mas com 0% de fanatismo em relação ao assunto. O torcedor aqui, curiosamente, possui uma imagem negativa do time brasileiro e da CBF e de tudo que representam. Querem ver o circo pegar fogo, ou até ficar do lado dos argentinos num confronto eventual, por exemplo.
Outras conclusões
A pesquisa também apontou outros dados. 29% dos entrevistados se consideram bem informados sobre a Seleção, 15% apenas na Copa e 10% foram sinceros em dizer que não sabem de absolutamente nada.
A TV, com 59% ainda é o veículo de comunicação mais utilizado para obtenção de informações. Seguida pelas redes sociais, com 34% e sites esportivos com 30%.
Segundo Verginelli da "SportsMatch" os "meios tradicionais de informação ainda são fortes, mas o digital está influenciando cada vez mais a relação das pessoas com o esporte, neste caso o futebol. Atualmente, os atletas produzem seu próprio conteúdo, muitos nas redes sociais, sendo canais importantes de disseminação, às vezes mais relevantes que os oficiais''.
Há uma identificação, de fato, com a Seleção. 47% dos pesquisados tem a canarinho como fonte de orgulho, enquanto 34% concordam de forma parcial ou discordam da afirmação. Gustavo Verginelli destaca que "a identificação emocional do torcedor com a Seleção apresenta-se em um nível interessante. E, até por uma questão cultural, é impossível afastar totalmente a Canarinho da identidade nacional''.
A Seleção é assunto em conversas entre amigos e familiares, para entretenimento e os números estão na média dos 37%. Independe de Copa do mundo. Já 15%, só durante a Copa. Por mais incrível que possa parecer, no país do futebol, planejar com antecedência onde, com quem e como assistir aos jogos, mesmo na Copa, é considerado algo comum apenas para 30% dos entrevistados.
O estudo é finalizado com uma certa dose de advertência, ainda que com cautela, para os dirigentes do futebol brasileiro, pelas seguintes palavras do o CEO da "SportsMatch": "De modo geral, o brasileiro demonstra orgulho da Seleção, mas a CBF já não tem o mesmo prestígio. (...) num momento em que a camisa da Seleção ganha contornos até mesmo políticos, talvez seja também o momento da instituição repensar a sua relação com o torcedor e do mesmo para com esses símbolos''.
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