PUBLICIDADE

Aluna do Senai de Sidrolândia elogia nível de dificuldade de seletiva da WorldSkills 2019


PUBLICIDADE

20/07/2018 15h17

Aluna do Senai de Sidrolândia elogia nível de dificuldade de seletiva da WorldSkills 2019

Daniel Pedra


 

 

Apesar de não conseguir se classificar na seletiva realizada em Blumenau (SC) para a WorldSkills Kazan, uma espécie de olimpíada mundial de profissões que será realizada na Rússia em 2019, a aluna do curso de costura industrial do Senai de Sidrolândia, Vanessa dos Santos Ribeiro, que disputou as provas da ocupação “Tecnologia da Moda”, destacou o nível de dificuldade encontrada durante a competição. Mesmo assim, ela destaca que se sente vitoriosa pelo conhecimento adquirido.

 

“Participar da seletiva foi uma oportunidade única, pois viajei, conheci o Sul do País, que era um sonho, e conheci muitas pessoas de vários Estados que me ensinaram muito. Amo costurar e estar em contato com competidores que têm a mesma paixão que só fortaleceu ainda mais minha convicção de que é nessa área que pretendo trabalhar. Estou muito agradecida ao Senai de Mato Grosso do Sul e aos meus professores, que me ajudaram e me apoiaram para que eu estivesse aqui”, declarou Vanessa dos Santos Ribeiro.

 

Provas

 

Sobre as provas, a representante do Senai de Mato Grosso do Sul classificou como complexas, mas muito bem elaboradas. “Não havia brechas para interpretações erradas. Consegui concluir todas as etapas, conforme o meu projeto, e estou muito satisfeita com meu desempenho. Me dediquei muito durante os treinos e o aprendizado que adquiri nesse período é impagável. Com certeza me sinto muito vitoriosa por chegar até aqui”, completou.

 

Segundo a delegada técnica da Olimpíada do Conhecimento do Senai de Mato Grosso do Sul, Maise Giacomeli, as provas desafiaram os candidatos a executarem atividades essenciais para o exercício profissional. “Vejo com bons olhos nossa participação, tanto para o Senai como para a nossa aluna, que teve a oportunidade de aperfeiçoar as técnicas aprendidas durante o curso. Além disso, diferente de uma sala de aula, a competição também testa o controle emocional e o tempo”, afirmou.

 

WordSkills

 

A WorldSkills, competição internacional que é realizada a cada dois anos em um país diferente, busca valorizar as profissões técnicas em escala global. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas -, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. 

 

Em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a delegação do Brasil obteve o 2º lugar geral, enquanto a próxima edição será na cidade russa de Kazan, em 2019. A expectativa brasileira é estar entre os melhores times do mundo e, se possível, repetir o feito obtido em São Paulo (SP), em 2015, quando a equipe do Brasil foi a grande campeã.

 

Seletivas

 

O formato das seletivas no Brasil permite que moradores de todos os Estados visitem os locais das provas e conheçam os cursos do Senai, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas. As provas vão ocorrer em 35 cidades de todos os Estados e Distrito Federal. Neste ano, as provas têm como novidade o mesmo formato do torneio mundial. Os competidores passarão, durante quatro dias, pelas mesmas horas que serão exigidas em cada desafio na Rússia e materiais muito semelhantes aos que serão utilizados de fato no mundial. Um grupo de 333 avaliadores vai dar notas a cada um dos participantes.

 

Nas provas, os competidores com os melhores desempenhos recebem medalhas de ouro, prata e bronze. As provas aplicadas na competição têm como base as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e as atualizações tecnológicas das empresas. O desempenho dos alunos nas disputas forma um conjunto de indicadores que ajuda o Senai a avaliar a qualidade da educação profissional e atualizar os currículos das suas escolas. Com isso, a instituição mantém seus cursos sintonizados com as necessidades das empresas, facilitando o ingresso de seus alunos no mercado de trabalho.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE