PUBLICIDADE

Desafios


PUBLICIDADE

05/08/2018 14h59

Desafios

Venildo Trevisan


 Aqui está meu convite a você, ser humano, a pensar comigo sobre tantos desafios que se apresentam nos caminhos da vida. Sabemos que quem se acomoda se incomoda. Quem não enfrentar esses tantos desafios não experimentará jamais o sabor feliz de uma conquista, ou de uma realização. Será apenas mais um na multidão.

 
Os desafios fazem parte da bagagem de quem aspira uma vida nobre e gloriosa. Não se incomodará jamais com eles. Pelo contrário, verá neles sempre novas oportunidades de crescer e de experimentar suas capacidades e suas convicções. Sabe que o valor do ser humano se revela por meio dos pensamentos que alimenta em sua mente.
 
Sabe que precisará ao longo de sua caminhada contar com imprevistos, dificuldades, surpresas nem sempre agradáveis e contratempos de toda espécie. Mas isso não lhe impedirá de traçar metas seguras em seu pensar e em seu julgar. Terá o cuidado de selecionar os pensamentos, os sonhos e os projetos. Será precavido em seus conceitos. E será extremamente seguro em suas definições e opiniões.
 
Tenho para mim que, para experimentar em profundidade o sabor do viver, será preciso passar por tribulações, por dúvidas e por algumas contrariedades. Elas ajudam a exercitar a paciência e a prudência. Ajudam a cultivar a calma, a humildade e a perseverança. Ensinam ainda a confiar na presença amorosa e misericordiosa de Deus.
 
A essa altura, é bom lembrar que em cada ser humano existem traços divinos. Em todo o pensar e o refletir será fundamental colocar-se em sintonia com o mistério de Deus. Talvez aqui se encontre o maior desafio: sintonizar esse Deus e descobrir qual seja sua vontade a nosso respeito e deixar-se conduzir por ela.
 
E essa atitude será desafiante pelo fato de haver muita gente se considerando auto suficiente e julgando não necessitar de Deus. E quando notarem que não há outra saída se não recorrer, o fazem de uma maneira impositiva exigindo o bom e o melhor para si.
 
Então, entendemos que, quando as forças humanas não alcançarem seus objetivos, recorrem às forças sobrenaturais. Chegam a tal ponto que julgam imprescindível a intervenção de acordo com as necessidades. Ainda assim, não reconhecem as próprias limitações. Não aceitam suas fraquezas. Querem que Deus resolva aquilo que não conseguiram resolver.
 
 
Sinto compaixão dessa gente. São pessoas demasiadamente fracas em suas convicções, muito limitadas em suas decisões e muito pobres em sua fé. O bom e o belo é ver pessoas que, apesar de uma cruz pesada e dolorida em seus ombros, são capazes de irradiar um sorriso de contentamento e um olhar de esperança.
Essas são pessoas ricas de amor, entusiastas em seu agir e corajosas em determinar o jeito de aceitar as deficiências e lutar o máximo para não decepcionar. São pessoas que têm uma alma forte, um coração acolhedor e um agir convicto.
 
Essas são pessoas que amam a Deus e amam a vida. Aceitam e assumem o desafio de testemunhar a fé e trabalhar por um mundo mais justo e mais fraterno.
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE