PUBLICIDADE

Dólar sobe quase 1% e volta a R$3,80 com exterior e política local


PUBLICIDADE

09/08/2018 17h59

Dólar sobe quase 1% e volta a R$3,80 com exterior e política local

Claudia Violante, da Reuters 1 hora atrás


O dólar encerrou em alta de 1 por cento e retomou o patamar de 3,80 reais diante de um ambiente de maior cautela com a cena eleitoral local e os desdobramentos da guerra comercial entre Estados Unidos e seus parceiros.
 
 
O dólar avançou 1,00 por cento, a 3,8034 reais na venda, maior nível desde 19 de julho, quando terminou em 3,8448 reais. Na máxima, foi a 3,8225 reais. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,80 por cento.
 
“O Brasil está entrando num momento ímpar e parece que os players do mercado em seus diversos segmentos estão num ‘corner'”, diante de “tantas incertezas e dúvidas” no noticiário diariamente, disse o economista Sidnei Nehme, sócio da NGO Corretora, em comunicado para clientes.
 
As informações sobre a corrida eleitoral ganham ainda mais importância diante das perspectivas para a atividade econômica e para as contas públicas que hoje se mostram mais desafiadores do que no passado recente, completou Nehme.
 
“Com mais de 30 por cento dos eleitores com votos brancos e nulos, e os eleitoresindecisos, o evento é visto como uma grande oportunidade para candidatos melhorarem seu desempenho”, escreveu a corretora XP Investimentos em nota, referindo-se ao primeiro debate entre os candidatos à Presidência nesta noite, na TV Band.
 
O mercado tem se mostrado bastante sensível à corrida eleitoral, com candidatos que considera mais voltados a reformas e ajustes fiscais sem ganhar tração na preferência do eleitorado, com destaque para Geraldo Alckmin (PSDB).
 
Em duas recentes pesquisas realizadas apenas no Estado de São Paulo, o tucano e ex-governador paulista aparece em empate técnico com o candidato do PSL, Jair Bolsonaro.
 
O mercado também não gostou da notícia de que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram na véspera aumento de 16,38 por cento em seus salários a partir de 2019, encaminhando a proposta ao Ministério do Planejamento, o que deverá gerar efeito cascata em todo o Judiciário.
 
Se confirmada, a proposta implicará em gasto adicional total de 4 bilhões de reais em 2019, a ser incorporado como despesa de pessoal, de execução obrigatória, segundo cálculos das consultorias de Orçamento da Câmara dos Deputados e do Senado informados à Reuters nesta quinta-feira.
 
Segundo o levantamento, a União será impactada em 1,4 bilhão de reais e os Estados em 2,6 bilhões de reais, caso a elevação seja aprovada pelo Congresso Nacional. A meta de déficit primário do próximo ano é de 139 bilhões de reais.
 
“Aparentemente, os poderes não intuíram a gravidade da situação fiscal brasileira”, afirmou o economista-chefe do Home Broker ModalMais, Alvaro Bandeira.
 
No exterior, o dólar subia ante a cesta de moedas e também sobre a maioria das divisas de países emergentes, diante da percepção de que a intensificação na guerra comercial entre os Estados Unidose a China afetaria mais as economias voltadas para a exportação.
 
O dólar disparava ante a lira, diante de preocupações de que preocupações de que a Turquia estaria iniciando uma ampla crise econômica, subia forte ante o rublo, depois de novas sanções dos EUA.
 
O Banco Central brasileiro ofertou e vendeu integralmente 4,8 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, rolando 1,68 bilhão de dólares do total de 5,255 bilhões de dólares que vence em setembro.Se mantiver essa oferta diária e vendê-la até o final do mês, terá feito a rolagem integral.
 
 
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE