PUBLICIDADE

Paternidade


PUBLICIDADE

11/08/2018 08h43

Paternidade

Frei Venildo Trevisan


 A homenagem iluminada pela gratidão será sempre expressão do carinho e do amor de um bom filho para com seu pai. Será também expressão do compromisso desse pai em aprimorar sua paternidade e seu modo de conviver, de orientar e de educar.

 
Será ainda oportunidade preciosa de partilhar experiências que auxiliem essa convivência para que se torne incentivo a cultivar o amor e a sabedoria. Amor como reconhecimento de tanta aprendizagem e sabedoria como maneira nobre de incentivar a criatividade e a progressiva independência em suas decisões e em suas escolhas.
 
Uma das dificuldades nos dias atuais será, creio eu, os pais conseguirem levar seus filhos à independência. As circunstancias de falta de emprego talvez sejam as que mais contribuam para essa insegurança em suas decisões. As opções de emprego não são as mais garantidas e os pais se veem forçados a dar proteção afetiva e mesmo suporte financeiro aguardando alguma solução plausível.
 
Em face disso, os filhos ficam sem saber qual caminho escolher, que decisão tomar e que atitude assumir. E sabemos que pais inseguros geram filhos imaturos. Sabemos também que pais indecisos geram filhos intranquilos, presas fáceis do desânimo e da depressão.
 
Não resta a menor dúvida hoje que, para os pais, não está sendo fácil transmitir aos filhos uma educação saudável e uma personalidade segura. E se faltar religião na família, a situação se tornará ainda mais preocupante. Para ser bom pai são necessários bons princípios, pois o pai não existe apenas para colaborar na geração dos filhos. Sua missão vai muito além.
 
Essa missão precisa ser iluminada pela fé, alimentada pelo amor e construída na esperança de ver nos filhos o prolongamento da sua honra e da sua dignidade. Essa é também missão de cada cidadão que queira se orgulhar de ser pai. E é a esse cidadão que queremos alertar, para que não se deixe seduzir pelas vaidades do mundo, mas se faça revestir dos valores cristãos e testemunhe com seus gestos a riqueza e a grandeza da sua paternidade.
 
Esses valores são fundamentais para conseguir fazer-se luzeiro, iluminando as mentes e os corações de seus filhos, transmitindo segurança, alegria, fé e otimismo. Esses valores são insubstituíveis e necessitam de um cultivo permanente. Esses valores perpetuam o nome e a honra de quem aceita buscar em Deus a força e a sabedoria de bem conduzir uma família.
 
Essa homenagem vai para aquele homem que humildemente se põe de joelhos diante do Senhor pedindo bênçãos e luzes. Essa homenagem vai para aquele homem que confiantemente reserva tempo para sentar aos pés do Senhor para escutar sua palavra, ouvir seus ensinamentos e partilhar suas emoções.
 
 
 (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Essa homenagem é dirigida aos pais que cultivam a alegria de sua paternidade distribuindo amor, lealdade, serenidade e segurança. Esses são homens humildes e sábios. Não se apoiam em diplomas ou títulos... não se aproveitam de sua posição política ou social.
 
Esses são homens que sabem vivenciar sua fé e sua espiritualidade e têm a alegria de revelar ao mundo um Deus verdadeiramente pai.
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE