PUBLICIDADE

Aplicação de frutos de MS na alimentação e saúde em debate na Cozinha Experimental


PUBLICIDADE

18/09/2018 14h49

Aplicação de frutos de MS na alimentação e saúde em debate na Cozinha Experimental

Texto: João Humberto


 

A utilização de frutos nativos de Mato Grosso do Sul e suas aplicações na alimentação e saúde serão debatidas na Cozinha Experimental do Comper Jardim dos Estados, em Campo Grande, nesta quinta-feira (20), das 15h às 17h, em alusão ao Dia da Árvore, celebrado anualmente em 21 de setembro. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano).

 

O projeto Diálogos tem por objetivo a promoção de rodas de discussão sobre assuntos voltados à temática meio ambiente, com a realização durante as quatro estações do ano. Em sua quarta edição, o ‘Diálogo da Primavera’ abordará os sabores do cerrado na alimentação, visando colaborar para a garantia da boa saúde.

 

Rodrigo Giansante, diretor de planejamento ambiental da Planurb, explica que o bioma cerrado é diverso e oferece uma série de castanhas e frutos ricos em nutrientes. Segundo ele, esses alimentos também são ricos em proteínas, fibras e minerais, podendo ser consumidos em sua forma natural e também em sucos, sorvetes, geleias, bolos, mingaus, entre outros aperitivos. “É um tema que merece ser debatido para a troca e ampliação de conhecimentos que podem ajudar e muito na saúde das pessoas”, destaca Rodrigo.

 

O projeto Diálogos, na edição Diálogo da Primavera, contará com palestra ministrada pela equipe do programa “Sabores do Cerrado e Pantanal: valorização de plantas alimentícias do Pantanal e Cerrado”, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Em seguida haverá aula show de culinária utilizando frutos do cerrado, com degustação de alguns produtos.

 

Conforme a Planurb, são esperados 40 participantes. Ao fim do evento, o público participará de sorteio de publicações oferecidas pela equipe do programa da UFMS.

 

O Comper Jardim dos Estados fica na avenida Ceará, 1.553, bairro Chácara Cachoeira.

 

Dia da Árvore – Também em alusão ao Dia da Árvore, a concessionária Águas Guariroba doou 250 mudas de jenipapo e 50 mudas de ipê à Rede Comper, que serão oferecidas gratuitamente aos clientes das 12 lojas em Campo Grande nesta sexta-feira (21).

 

O jenipapo é uma árvore que chega a 20 metros de altura e é da família Rubiaceae, a mesma do café. Em guarani, o nome quer dizer "fruta que serve para pintar". Isso porque, do sumo do fruto verde, se extrai uma tinta com a qual se pode pintar a pele, paredes, cerâmica etc. O jenipapo é usado por muitas etnias da América do Sul como pintura corporal e some depois de aproximadamente duas semanas.

 

(Ascom GP – CG)

 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE