PUBLICIDADE

Projeto de estudantes de Aquidauana é destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


PUBLICIDADE
  • mell280

18/10/2018 08h56

Projeto de estudantes de Aquidauana é destaque na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Gildo Tavares


Projeto da Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca, de Aquidauana, é um dos destaques da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, que acontece de 17 a 19 de outubro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O tema do evento deste ano é “Ciência para a Redução das Desigualdades.

O “Projeto Caiapet, A cada remada uma esperança”, foi desenvolvido por estudantes da 7ª série e da 9ª série, em que foi construído um caiaque com garrafas pet. A ideia nasceu durante a enchente que aconteceu no começo deste ano em Aquidauana, quando as águas subiram rapidamente e barcos com este material foram improvisados para ajudar as pessoas atingidas.

“A partir daí os estudantes pensaram em construir um caiaque, para que crianças carentes tivessem a oportunidade para aprender a navegar com o equipamento, que foi doado para a Escolinha de Canoagem do Parque Municipal da Lagoa Comprida de Aquidauana”, disse a professora de Tecnologia da escola, Julieth Milan, que coordenou o projeto.

A professora destacou ainda que esta é a primeira iniciativa de uma instituição de ensino pública a desenvolver este tipo de projeto. Depois de pronto, o caiaque teve um custo de R$ 285,00, em que foram utilizadas 251 garrafas pet, que suporta peso de duas pessoas ou 180 quilos em seus 3,30 metros.  

O deputado estadual Felipe Orro, que participou da cerimônia de abertura do evento, destacou a importância da iniciativa tanto dos estudantes, como dos professores da Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca. “São ideias como estas que devem ser apoiadas. Com a utilização das garrafas pet, conseguimos limpar nossos rios e ainda fazemos ações que ajudam pessoas que querem aprender um esporte, mas não têm condições financeiras para isso”.

O evento

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018, é realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e conta com o apoio de 12 instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems); Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em Campo Grande (Sedesc);  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O encontro é voltado para pesquisadores, estudantes e interessados, que divulgam seus trabalhos, que neste ano conta com a participação de dois mil alunos de escolas públicas e particulares.

 
 

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE