PUBLICIDADE

Cor de lama, Rio da Prata expõe reflexo da exploração comercial


PUBLICIDADE
  • mell280

18/11/2018 10h20

Cor de lama, Rio da Prata expõe reflexo da exploração comercial

Cenário de água cristalina 'muda' toda vez que a forte chuva traz barro de áreas próximas

Mayara Bueno


 Um dos motivos de orgulho do sul-mato-grossense é espalhar por aí que são ‘nossas’ as águas cristalinas capazes de encantar gente do mundo todo. Em Jardim, a 233 km de Campo Grande, o Rio da Prata é um destes cenários espetaculares que, de alguns anos para cá, tem mudado a ‘cara’ toda vez que a chuva, tão comum neste período, cai naquela região.

As imagens, registradas pelos donos do Seu Assis Camping e Balneário, que fica a 35 km da área urbana de Jardim, mostram a maneira que o rio ficou após a forte chuva de sábado (dia 17). O vídeo mostra a agua barrenta que caiu no local.Longe da transparência vista diariamente, a água está marrom da terra que a precipitação trouxe. “Ver o rio nesse estado dá vontade de chorar”, diz Diego Scherer Luciano, um dos donos e trabalham diariamente no balneário.

Ele comenta que as lavouras em torno da região e que a atividade, ao longo do tempo, agravou a situação. Toda vez que chove muito em Jardim, assim como em Bonito e Bodoquena, as águas ficam mais turvas, mas Diego afirma que da forma como está hoje aconteceu outras duas, em um balneário que existe desde 1997.

A cidade fica bem perto de outras duas tão belas pelas águas cristalinas quanto. Bodoquena e Bonito junto com Jardim completam o principal roteiro turístico de Mato Grosso do Sul. Nestes locais, passam milhares de turistas.

“Toda vez que chove fica assim, mas não desse jeito, de uns tempos para cá piorou. É a atividade perto do rio [que prejudica]. Tem maneiras de se fazer para não deixar a terra vermelha, esse barro, cair para dentro da água”.

Hoje, o balneário está aberto para visitação e banho, contudo, o dono afirma que muitos turistas chegam perto da água e logo se afastam. Para que a água torne a ser cristalina novamente leva pelo menos uma semana.

 

 
Água cristalina em dia sem chuva em Jardim. (Foto: Divulgação).
 
Estado no Rio da Prata na manhã deste domingo (Foto: Divulgação).
 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE