PUBLICIDADE

Portugal é, de novo, um dos melhores destinos do mundo


PUBLICIDADE

06/12/2018 15h16

Portugal é, de novo, um dos melhores destinos do mundo

País foi eleito na categoria pelo segundo ano consecutivo, pelo World Travel Awards, considerado o Oscar do turismo

CRISTINA MEDEIROS, COM FOLHAPRESS


 

Portugal repetiu o feito de 2017 e levou, também neste ano, o prêmio de melhor destino turístico do mundo pelo júri do World Travel Awards, considerado o Oscar do turismo internacional. A terra do pastel de Belém levou a melhor sobre candidatos de peso, como a Espanha, os EUA e a Grécia.

Ao todo, os portugueses arrebataram 16 premiações na noite. A capital, Lisboa, ganhou em duas categorias importantes: melhor cidade a visitar e melhor destino “city break” (algo como escapadinha urbana).
Nos últimos anos, o aumento do turismo foi um dos motores da retomada da economia portuguesa. Em 2017, o país bateu seu recorde absoluto de visitantes: foram 20,6 milhões de hóspedes, uma alta de 8,9% em comparação a 2016.

História, comida fantástica, praias douradas, monastérios. Em Portugal, você pode ter múltiplas experiências incríveis e, de bônus, conversar com os nativos – vantagem de falar o mesmo idioma. 
Há lugares imperdíveis para quem visita o país. Depois de conhecer Lisboa, na direção norte, passe por Óbidos, conheça as praias de Ericeira e chegue até a bela e charmosa cidade do Porto e o lindo vale do Rio Douro, desça ao sul pela região do Alentejo e pare em Évora e Monsaraz, duas joias medievais, e termine com chave de ouro no Algarve, com seus cenários de praias idílicas.

LISBOA

Um roteiro de quatro dias por Lisboa e as cidades próximas significa enriquecimento cultural, mas deixa aquele gostinho de quero mais. Os principais pontos turísticos da capital são paradas obrigatórias, a começar pela grandiosa Praça do Comércio e seus 36 mil m², com a estátua de D. José I no centro, cercada por restaurantes, museus, cafés, hotéis e pelo belo arco da Rua Augusta. 

Outro local imperdível é o Bairro de Belém, onde estão a icônica Torre, uma réplica do avião utilizado por Gago Coutinho e Sacadura Cabral para a primeira travessia do Oceano Atlântico Sul em 1922 (de Lisboa ao Rio de Janeiro), o imponente Monastério dos Jerónimos, com os túmulos de Vasco da Gama, Luís de Camões, D. Manuel I e outros, além do Monumento aos Descobrimentos – de onde partiram muitas das caravelas e atualmente estão retratados Pedro Álvares Cabral, Cristóvão da Gama e companhia. E, se o olfato estiver em dia, o aroma inconfundível te levará até a Pastéis de Belém, confeitaria que desde 1837 vende o delicioso – e original! – doce.

ALENTEJO

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo, em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos.  O Alentejo tem apenas 500 mil habitantes. Isso significa que não há grandes metrópoles, e sim pequenas e charmosas cidades e vilarejos espalhados por todo o seu território. Évora é a mais importante da região e fica a pouco mais de uma hora de Lisboa, principal porta de entrada para Portugal. Depois de visitar o Templo Romano e a Igreja de São Francisco, com a sinistra Capela de Ossos, não se esqueça de comprar lembrancinhas nas diversas lojas espalhadas pela cidade.

Algarve é uma bela região no país, com praias, marinas e passeios relaxantes (Foto:Divulgação)

NA ÁGUA

O Algarve é o paraíso dos povos do norte da Europa (especialmente os vizinhos britânicos), pois o clima é ameno o ano todo, com longos e agradáveis verões, e o custo de vida é mais acessível. Localizado ao sul de Portugal, a 220 quilômetros de Lisboa, tem invernos curtos e brandos, e as águas que banham a costa são mais quentes. 

A região é rica, desenvolvida, cheia de histórias desde o período pré-romano (200 a.C.) e conta com muitas opções de lazer para todas as idades, como marinas, cassinos, parques aquáticos, campos de golfe, muitas ciclovias e maravilhosas praias. 

Reserve pelo menos quatro dias do seu roteiro. Não deixe de aproveitar o pôr do sol na Marina de Vilamoura, degustar um calmo almoço na Cidade Murada de Faro e visitar a Fortaleza de Sagres, o Castelo em Silves, as Rias em Tavira e as praias em Albufeira e Quarteira, além de passear pelas praias de São Rafael e Lagos.

Claro que, quando o assunto é praia em Portugal, a primeira ideia que vem à cabeça é visitar a região do Algarve. Mas acontece que, entre Lisboa e o Algarve, tem toda a Costa Vicentina, no litoral da região alentejana, que merece ser visitada com calma e apreço. Para quem gosta de turismo de aventura, há a Rota Vicentina, um conjunto de percursos formalizado em 2012 com roteiros que totalizam 450 quilômetros para explorar praias e paisagens de tirar o fôlego. 

Se a visita a Portugal for nos meses de calor, visite as Berlengas, arquipélago que muitos dos portugueses ainda não conhecem. 

A visitação pode ser feita entre os meses de maio e setembro, com um ferryboat que parte da cidade de Peniche. 

O arquipélago é uma Reserva Mundial da Biosfera da Unesco, pela grande variedade de aves, e, além da natureza de cair o queixo, é possível visitar o Forte de São João Baptista na ilha principal. Vale combinar a ida com uma visita ao Baleal, um paraíso do surfe, e a Nazaré, cidade em que fica o chamado “canhão português”, onde se formam as ondas gigantes conhecidas mundialmente.

Outros melhores destinos

Melhor destino de cruzeiro: Jamaica.
Melhor destino para mergulho: Maldivas.
Melhor destino de lua de mel: Santa Lúcia.
Melhor destino de lifestyle: Miami Beach.
Melhor destino para safári: Quênia.
Melhor destino sustentável: Sir Bani Yas Island, Abu Dhabi, Emirados Árabes.
Melhor destino para casamentos: Bahamas.
Melhor destino romântico: Ilhas Maurício.

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE