PUBLICIDADE

Mudanças no governo Azambuja definem Bia Cavassa como Deputada Federal


PUBLICIDADE
  • mell280

12/12/2018 16h04

Mudanças no governo Azambuja definem Bia Cavassa como Deputada Federal

Com a ida de Geraldo Resende (PSDB) para a Secretaria de Saúde, a corumbaense Beatriz Cavassa (49), irá assumir a cadeira de Tereza Cristina em Brasília a partir de 2019.

Por NATHALIA CLARO, COM INFORMAÇÕES DO CAMPO GRANDE NEWS


 De acordo com reportagem veiculada no site Campo Grande News, Reinaldo Azambuja definiu nesta semana três nomes do primeiro escalão de seu secretariado: Felipe na Fazenda, Murilo Infraestrutura e Resende na Saúde.

Deste modo, com a ida de Geraldo Resende (PSDB) para a secretaria de saúde, a corumbaense Beatriz Cavassa (49), ex-secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos do município e viúva do finado prefeito Ruiter, irá assumir a cadeira de Tereza Cristina em Brasília a partir de 2019. Com 17.834 votos, Bia Cavassa  havia ficado como segunda suplente em cargo na Câmara Federal pelo PSDB nas eleições de 2018. 

Remanejamento político

Com a saída de Tereza Cristina do cargo de deputada federal para ser ministra da agricultura no governo Bolsonaro, a vaga aberta ficou para Geraldo Resende (PSDB), eleito primeiro suplente.

 

Mas desde novembro, Azambuja havia sinalizado a possibilidade de Resende assumir uma pasta no governo estadual, como Resende mesmo havia comentado ao jornal online TopMídiaNews que "foi chamado pelo governador reeleito a assumir função na administração estadual".

Deste modo, Corumbá ganha uma deputada federal para representar a população em Brasília.

Bia Cavassa 

Formada em Pedagogia e pós-graduada em Metodologia do Ensino, funcionária pública de carreira, Beatriz Cavassa de Oliveira é viúva do ex-prefeito Ruiter Cunha (três vezes eleito prefeito de Corumbá e que faleceu no dia 1º de Novembro de 2017 aos 53 anos de idade). Bia tem experiência nos projetos sociais em defesa das minorias e em defesa da mulher, ações e trabalhos que a capacitam para a disputa de uma das vagas para Assembleia Legislativa.

Em todas as gestões de Ruiter, Beatriz sempre foi muito atuante perante à administração pública, sempre ocupando pastas de relevância social, lidando com as pessoas que mais necessitam na região. Na pasta de Secretaria,  Bia desenvolveu uma rede de apoio que vai desde a prevenção até a assistência direta a quem foi vítima de abuso. O trabalho desenvolvido no CRAM - Centro de Referência de Atendimento à Mulher, dá suporte psicológico, jurídico e de acolhimento. O CRAM atende cerca de 20 a 30 mulheres por mês e o principal objetivo é fazer com que elas rompam o silêncio e, por consequência, o ciclo de violência. 

Dona Bia, como é chamada pelos eleitores, ao lado de Ruiter Cunha, idealizou o Casamento Comunitário que neste ano marca sua 13º edição.

Beatriz Cavassa e Ruiter Cunha em edição do Casamento Comunitário no Centro Popular de Cultura Esporte e Lazer Nação Guató em 2012. / Imagem: Redação

Também desenvolveu os projetos "Se essa Rua Fosse minha", "Campanha do Agasalho", e o projeto Prefeito Presente que demandou a criação do projeto  “Programa Povo das Águas”, pioneiro para a inclusão social do povo ribeirinho do Pantanal.

Sobre o Programa Povo das Águas

O programa “Povo das Águas” - em atividade desde 2009 - é uma iniciativa da Prefeitura de Corumbá, cujos parceiros variam de acordo com a edição, mas geralmente oscilam entre Marinha, Exército, entidades governamentais e outras entidades não-governamentais. 

O programa visa levar atendimento médico e odontológico à população ribeirinha, além da manutenção da carteira vacinal humana e animal, acompanhamento familiar, cadastro de pessoas, emissão de documentos, encaminhamentos e várias outras ações que de certa forma, fazem com que o ribeirinho sinta-se mais incluso socialmente.    

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE