PUBLICIDADE

Trabalhador cai de telhado na Cidade de Deus e reclama de falta de equipamento


PUBLICIDADE
  • mell280

13/12/2018 19h19

Trabalhador cai de telhado na Cidade de Deus e reclama de falta de equipamento

Equipe contratada pelo programa PROINF reclama de falta de equipamentos de segurança

Danielle Matos


 Um trabalhador contratado para construção de casas na Cidade de Deus caiu, nesta quarta-feira, do telhado de uma das residências. A obra faz parte do Programa de Inclusão Profissional (PROINC) da Prefeitura de Campo Grande. Funcionários da obra reclamam da falta de equipamentos de segurança pessoal.

Filho do trabalhador acidentado e funcionário da obra, Ismael Silva afirma que o pai se segurou numa viga de ferro para tentar amenizar o impacto da queda. “Ele se segurou numa viga e não caiu diretamente no chão”. Ismael afirma que os equipamentos disponibilizados são insuficientes para garantir a segurança de quem trabalha na obra. “Só recebemos capacete e bota, mas nada que proteja para trabalhar em altura. Parece que estavam esperando alguma coisa acontecer, e agora aconteceu”.

Presidente da associação de moradores da Cidade de Deus, Ronny Leão afirma que o contrato dos funcionários da obra é temporário e eles estão na comunidade há dois anos.

A norma regulamentadora nº 6 do Ministério do Trabalho afirma que é obrigatória a disponibilidade gratuita de equipamentos de segurança pessoal aos funcionários, como óculos, protetor auditivo, luvas, cinturão de segurança contra quedas.

Outro lado -  Em nota, a Emha (Agência Municipal de Habitação) e a Funsat  (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande) informaram que foi um fato "isolado" e que todos os participantes do Proinc neste projeto foram previamente treinados para o uso correto dos EPI.

O texto afirma ainda há um engenheiro civil, com formação específica em segurança do trabalho, atuando diariamente no canteiro de obras. Sobre o ocorrido, alegam que o participante do Proinc fazia uso dos equipamentos necessários de proteção no momento da queda, entretanto, não os utilizava de acordo com a orientação do fabricante, ou seja, usava de maneira inadequada.

Após o ocorrido, a Emha e a Funsat informam que serão retomados e aplicados novos treinamentos, a todos os participantes, sobre os uso correto dos EPI.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

 

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE