PUBLICIDADE

Nem depósito de 13º do servidor salva os comerciantes da frustração


PUBLICIDADE

18/12/2018 16h43

Nem depósito de 13º do servidor salva os comerciantes da frustração

Gabriel Neris e Liniker Ribeiro


 Comerciantes ficaram frustrados no dia do pagamento do 13º salário dos servidores do governo do Estado. Foram injetados cerca de R$ 500 milhões na economia, porém a região central de Campo Grande ainda não sentiu os efeitos.

A vendedora Laís Inácio Ferreira, de 21 anos, afirma que o movimento ainda está parado e espera que haja melhora as vésperas do Natal. “Preciso bater meta e por enquanto está difícil”, comenta.

 
 

A loja de roupas em que ela trabalha adotou novo horário para garantir uma melhora neste fim de ano. De segunda a sábado funciona até às 22h e aos domingos até o horário que ainda há movimentação de clientes.

Gerente da Ricardo Eletro diz que aguarda aumento de até 20% nas vendas (Foto: Kísie Ainoã)Gerente da Ricardo Eletro diz que aguarda aumento de até 20% nas vendas (Foto: Kísie Ainoã)

Fábio Barbosa, de 40 anos, trabalha como gerente da Ricardo Eletro, loja de varejo. Ele afirma que o movimento ainda está tranquilo e espera que haja aumento de 15% a 20% nas vendas. “O que já ajudaria bastante”, diz. O trabalhador também afirma a primeira parcela paga aos trabalhadores registrados em carteira pouco impactou nas vendas.

Luiz Edgar, de 47 anos, é servidor público, e disse que estava esperando pelo pagamento do 13º salário. “Veio em boa hora”, comentou. Ele relatou que aproveitou para ir ao Centro pagar contas e antecipar as compras de Natal ao lado da mulher e da filha para evitar enfrentar lojas lotadas na semana que vem. A prioridade na hora de presentear a família será em procurar por roupas.

Já a funcionária pública Nadir Honório, de 52 anos, disse ter se surpreendido com a data do pagamento do 13º. “Estava esperando no dia 20. Mesmo que sejam só dois dias já faz a nossa alegria”, brincou. A mulher afirma que ainda não sabe quais serão as prioridades com o dinheiro extra. “É pouco dinheiro para muita conta”. Ela diz que dará prioridade para pagar as contas do dia a dia, como água, luz e internet.

Isildinha dos Santos celebra o pagamento do salário extra, mas diz que desta vez vai poupá-lo. “Vou guardar o máximo possível. Se for gastar será para pagar o IPTU e o IPVA. O restante vou guardar para futuramente trocar de carro”, comenta.

Contribuintes enfrentam fila na Central do IPTU nesta terça-feira (Foto: Liniker Ribeiro)Contribuintes enfrentam fila na Central do IPTU nesta terça-feira (Foto: Liniker Ribeiro)

Muitas pessoas também aproveitaram o 13º salário para acertar impostos atrasados. O movimento de contribuintes na Central do IPTU, na Rua Arthur Jorge, é grande. O Refis (Programa de Refinanciamento) da Prefeitura vai até o dia 23 de dezembro.

Quem passou por lá foi à funcionária pública Helena Agrimpio. “Nosso dinheiro vai tudo para essas coisas”, brica. Ela conta que foi até a Central do IPTU para negociar dívidas dos dois últimos anos e ainda lamenta que não conseguirá zerar o compromisso com a prefeitura. “[O desconto] podia ser melhor”.

Sérgio Souza, 31 anos, contou que decidiu enfrentar a fila para garantir os descontos do IPTU 2019. Sobre o dinheiro do 13º salário, pretende pagar contas e guardar o restante.

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE