PUBLICIDADE

Mara Caseiro é nomeada para comandar a Fundação de Cultura


PUBLICIDADE

12/02/2019 12h12

Mara Caseiro é nomeada para comandar a Fundação de Cultura

Ex-deputada estadual já estava desde o final do ano passado participando de reuniões do setor

Leonardo Rocha


 A ex-deputada estadual Mara Caseiro foi nomeada hoje (12), pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), para comandar a Fundação Estadual de Cultura. Desde o final do ano passado, a tucana já estava participando de reuniões do setor, como provável diretora-presidente da instituição. 

 

Mara Caseiro tinha disputado ano passado à reeleição na Assembleia, no entanto, ficou como suplente. Havia a possibilidade de Reinaldo Azambuja (PSDB) chamar um dos deputados eleitos pela chapa tucana para assumir cargo no governo. Assim, Mara poderia retomar a cadeira na Assembleia, até porque o legislativo neste ano  ficou sem a representação das mulheres.

Apesar da intenção, os deputados eleitos resolveram seguir com seus mandatos, por isso o governador convocou Mara Caseiro para sua gestão. Ela já tinha afirmado, no final do ano passado, que estava à disposição de Azambuja, e que iria assumir um cargo no Executivo estadual.

Mara foi nomeada para o cargo de secretaria especial, vinculada à Segov (Secretaria Estadual de Governo), designada para exercer a função de diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O cargo era ocupado neste começo do ano, interinamente, por Carine Beatriz Giaretta.

Caseiro nasceu na cidade de Umuarama, no estado do Paraná, se formando como odontóloga em 1986. Entrou na carreira política em 1992, quando foi candidata à vice-prefeita de Eldorado. A primeira vitória nas urnas foi em 1996 como vereadora, chegando à prefeitura do município em 2000, cargo no qual foi reeleita em 2004. Depois chegou ao legislativo, onde ficou por dois mandatos.

Agenda – A nova diretora-presidente já tem agenda marcada com a direção do Fórum Estadual de Cultura, no dia 19 de fevereiro, a partir das 14h, na sede da fundação. A intenção é começar a discutir os planos para o setor em 2019, além colocar na mesa os 12 pontos que foram acordados com a categoria, durante a campanha eleitoral.

O presidente do Fórum, Airton Raes, ressaltou que entre os pontos a serem acordados está a retomada dos editais do FIC (Fundo de Investimentos da Cultura), assim como manutenção dos festivais no Estado e a reabertura do Teatro Aracy Balabanian.

Outro pedido é a posse e nomeação do novo conselho estadual de Cultura. “Ele (conselho) está parado há dois anos, precisa voltar a funcionar até para que o sistema estadual de cultura possa funcionar”, disse Airton Raes.

O nome da Mara Caseiro chegou a ser contestado pelo Fórum Estadual de Cultura. A principal reclamação era em relação a postura da ex-deputada em alguns temas, como críticas a exposições de obra de arte,. No entanto, a intenção é buscar o diálogo com a nova diretora.

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE