PUBLICIDADE

Conif e Consed terão trabalho em conjunto para Ciência e Tecnologia, em Mato Grosso do Sul


PUBLICIDADE
  • mell280

15/03/2019 12h44 - Atualizado em 15/03/2019 13h46

Conif e Consed terão trabalho em conjunto para Ciência e Tecnologia, em Mato Grosso do Sul

Texto: Adersino Junior (SED).


 Projeto piloto visa habilitação de docentes em rede técnica. Ideia é que o trabalho seja iniciado em MS e, posteriormente, no restante do País.

 

Campo Grande (MS) – A secretária de Estado de Educação e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), professora Cecilia da Motta, participou na manhã desta quarta-feira (13.03), no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), da 93ª reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro reuniu reitores de Institutos e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet), além de representantes do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro (RJ).

Na oportunidade, o reitor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak, reiterou a homenagem realizada pela instituição ao trabalho prestado pela titular da SED, referente aos serviços prestados à educação nas últimas décadas, em Mato Grosso do Sul.

Neste meio de semana, como presidente do Conselho dos Secretários Estaduais, Professora Cecilia, reuniu-se com o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG) Jerônimo Rodrigues da Silva, juntamente com o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Paulo César Alvim, Reitor do IFMS Luiz Simão Staszczak, bem como Rodrigo da Silva e Wilson Nobre, diretores de Desenvolvimento da Rede Federal e de Articulação e Expansão da Educação Profissional, respectivamente.

Na pauta esteve o alinhamento das ações do Conif/Consed, onde o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC Paulo Alvim, apresentou uma proposição para trabalho em conjunto. “A ideia é criarmos o IF Startup Day como forma de reforçarmos a divulgação da ciência e da tecnologia”, afirmou o secretário Paulo Alvim.

“Foi uma oportunidade de mostrarmos, aos demais dirigentes, as experiências exitosas, bem como nossas ações de ensino, pesquisa e extensão, o que vem ao encontro do trabalho realizado pelas outras instituições, como a atuação conjunta de nossa instituição com a rede estadual de ensino “, pontuou o reitor Luiz Simão Staszczak.

Professora Cecilia Motta durante apresentação no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. (Foto: Adersino Junior)

A proposta de parcerias e ampliação de relações de outros ministérios, com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Instituto Federal e outras instituições, como as Secretarias de Educação em todo o País, foi considerada como de extrema importância para a presidente do Consed. “É uma oportunidade única de alinhamento, integração entre as partes, utilizando a energia de cada ente para construção de política pública, como fizemos no Conselho dos Secretários Estaduais com União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNIME) e outras instituições e estamos colhendo frutos com esta sinergia”, enfatizou Cecilia.

Conforme programação, na próxima reunião do Grupo de Trabalho (GT) do Consed, será apresentada a proposta de um Projeto Piloto, em conjunto com a secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para habilitação de docentes para formação de médio prazo, com o intuito de desempenhar itinerários que não são oferecidos nos bancos universitários, em parceria com as redes técnicas federais. A ideia é que o trabalho seja iniciado em Mato Grosso do Sul e, posteriormente, em todo o Brasil.

 

 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE