PUBLICIDADE

Oficinas de acesso ao mundo do trabalho serão oferecidas em Sidrolândia


PUBLICIDADE

19/03/2019 16h58

Oficinas de acesso ao mundo do trabalho serão oferecidas em Sidrolândia

Aline Oliveira


Público-alvo são cidadãos beneficiados pela Assistência Social do município

A prefeitura de Sidrolândia realiza nesta quarta-feira (20), o lançamento das oficinas do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), iniciativa do Ministério da Cidadania, por intermédio da Política Nacional de Assistência Social (PNAS/SUAS), executado pelas administrações municipais em várias regiões do território nacional.

O trabalho é fundamentado no conceito de educação popular e consiste em orientar os participantes sobre as oportunidades existentes no mundo do trabalho, desenvolvendo atividades que contribuam com a percepção das próprias aptidões, a partir das experiências pessoais e realidades de vida.

No total, serão atendidas 1.000 pessoas, beneficiárias dos programas oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, divididas em duas etapas. A primeira que inicia no dia 25 e março contemplará 500 pessoas, distribuídas em 20 turmas de até 25 alunos. Os grupos terão acesso a palestras e dinâmicas de grupo, a fim de contribuir com o diálogo e a interação dos envolvidos.

As informações apresentadas envolvem desde o esclarecimento do cenário atual do mundo do trabalho, até organização e elaboração de um plano individual visando futuras oportunidades profissionais. Ao final, os alunos participarão de visitas in loco, a fim de conhecerem as empresas existentes em Sidrolândia e suas rotinas laborais.

De acordo com a primeira-dama, Ana Lídia Ascoli, “as oficinas do Acessuas realizadas em Sidrolândia serão fundamentais no processo de orientação das famílias beneficiadas, a fim de que descubram suas potencialidades para o mundo do trabalho e, para os jovens irem descobrindo suas habilidades e oportunidades”, argumenta.

O secretário de Assistência Social, Paulo Atílio, destaca que a administração pública não mediu esforços para a continuidade do programa que envolveu importantes parceiros na comunidade local. “A assistência social reconhece que o acesso ao mundo do trabalho é um direito do usuário e que cabe a ela identificar e acolher demandas, mobilizar e ser referência da população em situação de vulnerabilidade e risco social”, observa.

O Acessuas Trabalho é um programa do governo federal que é parte de um conjunto de ações de políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e será realizada na área urbana de Sidrolândia, nos assentamentos rurais e aldeias indígenas.

Potencial econômico – O município de Sidrolândia conta uma taxa anual de crescimento de 5,36% contra 1,64% de todo o Estado. A informação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é baseada na população jovem e economicamente ativa.

Além disso, foi eleita em 2015, como a 5ª melhor cidade para se viver em Mato Grosso do Sul, além de segunda em produção de soja e primeira em número de assentamentos e produção da Agricultura Familiar. Complementando a potencialidade econômica, tem no comércio e serviços o setor que mais gera renda, seguido pela agropecuária.

Serviço – O lançamento das oficinas acontecerá na quarta-feira (20 de março), às 9 horas, no Centro Múltiplo Uso da Assistência Social de Sidrolândia e contará com a presença do prefeito municipal, Paulo Atílio e autoridades estaduais, a titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cléia e a Secretária Especial de Cidadania, Luciana Azambuja. 

 

 

 

-- 

 




PUBLICIDADE
  • WhatsApp TUDODOMS459
PUBLICIDADE
  • academia374
  • museu da cachaça319
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE