PUBLICIDADE

TURISMO - Roteiro com cinco destinos turísticos que valem a sua visita em Miranda


PUBLICIDADE
  • mell280

04/06/2019 08h19

TURISMO - Roteiro com cinco destinos turísticos que valem a sua visita em Miranda

Com 241 anos, o município conhecido como Portal do Pantanal tem uma grande variedade de opções no turismo rural

Paulo Nonato de Souza


 Se é integração com a vida no campo que você quer, então o município de Miranda, distante 207 km de Campo Grande com acesso pela rodovia BR-262, é o lugar que você procura. Com nome de rio, o Miranda, é uma das mais antigas localidades sul-mato-grossenses, fundada em 1778, e conhecida como Portal do Pantanal por ter parte da sua área urbana inserida em território pantaneiro.

 

Com 25 mil habitantes, Miranda tem no turismo rural uma de suas principais referências econômicas. No município há uma abundância de fazendas turísticas como opções na hora de fazer a sua escolha, como a Fazenda São Francisco e a Fazenda Caiaman, por exemplo, e todas abertas para visitação o ano inteiro.

 

São tantas ofertas que não deixam dúvida quanto ao predomínio do turismo rural, mas também há opções do que se ver na cidade, como o Centro Referencial da Cultura Terena, o Marco Histórico da Guerra do Paraguai, e as construções de arquitetura do início do Século 20, incluindo a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, inaugurada em 1931, e o prédio da Estação Ferroviária, de 1912.

Os pacotes normalmente incluem a gastronomia pantaneira, ou seja, a base de peixes da região (pintado, pacu e piraputanga) preparados com ingredientes locais. Mas não dúvida de que a carne bovina também estará no cardápio, afinal a pecuária é o forte da atividade rural no Pantanal.

Dicas importantes - Nos passeios, bom não esquecer de filtro solar, boné ou chapéu e repelente. Sobre o que usar, a dica é ir de calça jeans, camiseta ou blusa de tecido leve com calçado fechado, tênis ou botas. Outra recomendação dos guias no quesito indumentária sugere ao visitante evitar roupas de cores vibrantes (amarelo, azul ou laranja) para não espantar as aves.


 

Passeio de chalana no Corixo São Domingos, um braço do Rio Miranda, para visualizar aves e mamíferos que vivem nas margens dos rios (Foto: Beth Coelho)Passeio de chalana no Corixo São Domingos, um braço do Rio Miranda, para visualizar aves e mamíferos que vivem nas margens dos rios (Foto: Beth Coelho)

Fazenda São Francisco

É um dos destinos do turismo rural de Miranda mais procurados pelos turistas. A 36 km do centro da cidade com acesso rodoviário pela BR-262, a fazenda oferece diversas atividades aos turistas, como safári fotográfico em estradas em meio a mata nativa, focagem noturna de animais silvestres, passeio de chalana no Corixo São Domingos, um braço do Rio Miranda para contemplação de aves como o martim pescador, biguás, garças e gaviões, cavalgada, caminha em trilha e até churrasco pantaneiro.

 




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE