PUBLICIDADE

Saúde Mais Perto de Você: Prefeitura realizou 3,6 mil atendimentos nos assentamentos


PUBLICIDADE

10/09/2019 10h41 - Atualizado em 10/09/2019 12h17

Saúde Mais Perto de Você: Prefeitura realizou 3,6 mil atendimentos nos assentamentos

Carlos Monfort


 Foram realizados 3.671 procedimentos odontológicos em três assentamentos

A prefeitura de Ponta Porã levou a carr eta odontológica do programa “Saúde Mais Perto de Você” para três assentamentos rurais do município. A Saúde chega cada vez mais perto das pessoas, levando atendimento e dignidade à zona rural. Foram realizados 3.671 procedimentos odontológicos em três assentamentos. E o trabalho continua sem parar, tanto na rede padrão de saúde, como nas ações itinerantes. O prefeito Hélio Peluffo, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi estiveram no atendimento e puderam conversar com os moradores, que demonstraram satisfação pelo programa mantido pela prefeitura ter levado a oportunidade da carreta permanecer e encaminhar os atendimentos.

Neste ano, as Carretas da Saúde já atenderam na região do bairro Jardim Ivone e Jardim Alegrete, além do bairro São João. Na etapa da zona rural, a carreta levou atenção odontológica ao Nova Era, Dorcelina Folador e Grupo Antonio João, totalizando 3.671 atendimentos efetuados. Nas edições, foram mais de 11 mil procedimentos. Somente no Jardim Ivone, as carretas da Saúde atenderam 2.616 pessoas no período de 21 a 25 de maio. Os números foram apresentados pelo secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi e técnicos da pasta ao prefeito Hélio Peluffo, O balanço demonstrou média de 523 atendimentos/dia.

Já na região do bairro Jardim Alegrete, foram mais de 7 mil atendimentos durante os quinze dias de atenção especial voltado para os moradores. “Os números demonstram o resultado altamente positivo e demonstra que conseguimos atingir nossos objetivos que é de agilizar e zerar a fila de espera na saúde pública em Ponta Porã”, destacou o prefeito Hélio.

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, abriu a série de atendimentos da carreta da Saúde, instalando a ação “Saúde Mais Perto de Você” na região dos bairros Gui Vilela, Jardim Ivone e Kamel Saad.

A ação será desenvolvida em outras regiões da cidade e tem como objetivo principal “desafogar” as filas de espera no Centro de Especialidades João Kayatt, e para isso a secretaria de saúde de Ponta Porã leva médicos especialistas (cardiologista, urologista, endocrinologista, oftalmologista, etc) até os bairros da cidade.

Como nas edições anteriores, são várias especialidades à disposição de todos os moradores da região do bairro São João e adjacências.  O balanço demonstra que a caravana de saúde implantada pelo prefeito Hélio Peluffo tem obtido resultados satisfatórios, demonstração que a população aprova o atendimento itinerário por onde já passou. Somente em procedimentos de oftalmologia, a ação “Saúde Mais perto de Você” efetuou 1.020 atendimentos, com consultas, exames e encaminhamentos.

Na primeira edição, os números são significativos. Foram 1.020 atendimentos em oftalmologia, 621 na área de odontologia, 410 encaminhamentos na clínica geral. Além disso, a população também contou com atendimentos em várias especialidades como urologia, testes rápidos, cardiologia, ginecologia, pediatria e nutricionista.

O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi salientou a efetiva participação dos servidores garantindo o pleno sucesso da ação. “A Carreta da Saúde chegou para mudar o cenário da saúde pública em Ponta Porã”, enfatizou, lembrando que a fila de espera será diminuída sensivelmente com os atendimentos.

O mutirão “Saúde Mais Perto de Você” é uma ação que percorre todas as regiões do município desde o ano passado, desde distritos e bairros. A primeira edição ocorreu no distrito de Sanga Puitã, já tendo passado pelo Grande Marambaia, chegando ao distrito de Nova Itamarati. O objetivo é zerar as filas de espera em consultas e exames.  Recentemente, a prefeitura realizou ação semelhante no distrito de Nova Itamarati.

Com a triagem feita pelas equipes das unidades de saúde, todos os que receberam atendimento terão encaminhamento de forma rápida e ágil com uma ficha de consulta elaborada com antecedência, desta forma ao chegar no local o paciente já foi imediatamente encaminhado para a especialidade a qual necessita.

“Assim, estamos planejando as ações na Saúde para definitivamente zerar a fila de espera. Quem precisa de alguma atenção médica, vai ao posto de saúde mais perto da sua casa, recebe a consulta prévia e será encaminhado”, destacou o prefeito Hélio Peluffo, que vem acompanhando de perto toda a preparação da ação “Saúde Mais Perto de Você”.

O prefeito Hélio Peluffo parabenizou toda da equipe da secretaria de Saúde ao receber o balanço da primeira ação no Jardim Ivone e região. “Os números demonstram que estamos no caminho certo, e vamos melhorar cada vez mais os atendimentos, faremos ajustes necessários e o mais importante é que a população aprova e seja bem atendida”, destacou.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE