PUBLICIDADE

Em 12 horas, queimadas destruíram 200 hectares em Bodoquena


PUBLICIDADE
  • mell280

16/09/2019 11h33

Em 12 horas, queimadas destruíram 200 hectares em Bodoquena

O incêndio atingiu uma área da prefeitura, próximo ao bairro Vila Bandeira II e moradores tiveram de auxiliar no combate

Maressa Mendonça


 Ao menos 200 hectares foram consumidos pelas queimadas que começaram na tarde de domingo (15), em Bodoquena, distante a 266 quilômetros de Campo Grande. Imagens feitas nesta segunda-feira (16) demonstram que não foram poucos os estragos. Onde antes havia vegetação hoje é só cinzas.

Conforme as informações da Defesa Civil do município, há indícios de que o incêndio tenha sido criminoso por ter vários focos em diferentes pontos. Isto porque alguns desses focos ocorreram em locais específicos indicando que foram causados para ganhar grandes proporções de acordo com a direção do vento.A situação foi totalmente controlada por volta das 4h da madrugada desta segunda-feira (16). 

Ainda de acordo com a Defesa Civil, o fogo atingiu apenas a zona rural do município e não há desalojados, pois não houve queima de residências habitadas e nem desabitadas. Os focos de incêndio atingiram vegetação e cercas de propriedade rurais.

O fotógrafo Elton Silva, de 28 anos, chegou ao local do incêndio por volta das 21h após ter sido avisado por outro amigo, também fotógrafo, Dioguenes Domingues sobre a situação. Chamas que começaram em uma fazenda estavam se aproximando das casas na Vila Bandeiras II.

Como não há uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade, os próprios moradores começaram a auxiliar no combate e tomaram algumas medidas para evitar a propagação do fogo. Dentre elas, a criação de aceiros, ou seja, retirada de parte da vegetação.

Para garantir as imagens, os fotógrafos tiveram de percorrer um pedaço de estrada de chão. “Ficamos em uma distância segura, mas dava para sentir bem o calor e como o tempo estava seco era perigoso”, declarou Elton. As imagens foram feitas até 0h.

Morador de Bodoquena, Elton conta nunca ter visto uma queimada tão próximo das residências. “Hoje até que está normal”, respondeu ele quando questionado sobre a visibilidade no município. “Ontem à noite ficou com bastante fumaça na cidade, como se fosse uma neblina”.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Aquidauana e Campo Grande vão se deslocar para a cidade ainda nesta segunda-feira (16). 

 
 





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE