PUBLICIDADE

Puccinelli e ministro Carlos Lupi abrem Conferência Regional do Trabalho Decente


PUBLICIDADE

19/08/2011 11h30

Puccinelli e ministro Carlos Lupi abrem Conferência Regional do Trabalho Decente

Notícias MS


 

Com a presença do ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Lupi, o Governo do Estado com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande e do MTE realizam a I Conferência Regional do Emprego e Trabalho Decente. O evento será realizado hoje (19), às 09 horas, no Grand Park Hotel, localizado na Avenida Afonso Pena nº 5.282, Chácara Cachoeira. Durante a solenidade o ministro Carlos Lupi lança o Portal Mais Emprego e, junto com o governador André Puccinelli, o Projovem Trabalhador 2011. A abertura do evento contará com a presença da diretora da Organização Internacional do Trabalho no Brasil (OIT), Laís Wendel Abramo. 

O Governo do Estado aderiu à convocação global para o debate do Trabalho Decente, que envolve ações como: geração de trabalho e renda, segurança e saúde no trabalho, combate à discriminação, qualificação profissional, melhores condições de trabalho, a busca por oportunidades de trabalho mais equânimes, com liberdade e abertura à participação e ao diálogo social, bem como a erradicação de formas degradantes de trabalho, como o trabalho infantil, o trabalho escravo ou forçado e outras práticas espúrias.

A Conferência conta com a presença de 323 delegados, dos quais 97 são da bancada do governo; 97 da bancada dos trabalhadores; 97 da bancada dos empregadores e 30 da sociedade civil, ou seja, 30% de trabalhadores, 30% de empregadores, 30% do governo e 10% da sociedade civil organizada. Destes, serão eleitos 106 delegados para a Conferência Estadual. 

Projovem 

O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lança durante o evento o Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã 2011. O Projovem é um programa do Governo Federal, destinado aos jovens com idade entre 18 e 29 anos, que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda per capita de até um salário mínimo. Em Mato Grosso do Sul, o programa será desenvolvido pelo governo estadual, com a meta de qualificar  5.500 jovens de 32 municípios, com um valor de investimento de R$ 10.227.525,00. A gestão do Programa será de responsabilidade da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab). 

Portal Mais Emprego   

Carlos Lupi também vai lançar o Portal Mais Emprego – www.maisemprego.mte.gov.br - criado pelo Ministério do Trabalho e Emprego com recurso do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O objetivo é aproximar as políticas públicas de emprego à sociedade brasileira, por meio da internet. A modernização dos serviços proporcionou agilidade, independência e transparência na execução das ações de emprego e já está sendo utilizado pelos sistemas públicos de emprego. Este sistema foi desenvolvido para executar, dentre outras ações, o Seguro-Desemprego de forma integrada com a intermediação de emprego e a qualificação profissional.

Conferência 

A Conferência Regional do Trabalho Decente em Campo Grande engloba os municípios de Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia e Terenos. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.funtrab.ms.gov.br.  As Conferências Regionais são preparatórias para a I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente e contemplarão as nove sub-regiões de planejamento do Estado, para atingir os 78 municípios do Estado. O governador André Puccinelli convocou a 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente e seis Conferências Regionais com a finalidade de promover amplo debate sobre políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social. A etapa estadual será realizada nos dias 17 e 18 de novembro.





PUBLICIDADE
  • WhatsApp TUDODOMS459
PUBLICIDADE
  • academia374
  • museu da cachaça319
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE