PUBLICIDADE

Qual o futuro da agricultura irrigada


PUBLICIDADE
  • mell280

18/10/2019 13h18

Qual o futuro da agricultura irrigada

Larissa Albuquerque


 

As crescentes crises hídricas ocorridas recentemente em algumas regiões no Brasil, sem falar das constantes secas que atravessam séculos no Semiárido nordestino, nos mostram que precisamos cuidar urgentemente dos nossos recursos hídricos. A água é um recurso natural finito, e figura entre as maiores preocupações do futuro da humanidade.

No agronegócio, a maioria das propriedades rurais toma emprestada da natureza a água da chuva, que iria aos rios e oceanos, e a devolve limpa, com a evaporação, transpiração e infiltração no solo. Ainda assim, muito precisa ser feito para melhorar a eficiência no uso das águas na agropecuária.

Segundo dados da FAO (2017), o Brasil está entre os 10 países com maior área equipada para irrigação do mundo. Atualmente, são 6,95 milhões de hectares cobertos por irrigação no País, porém o volume ainda é pequeno frente ao potencial estimado pelo levantamento.

Nos próximos anos, a pressão pelo uso racional da água deve fomentar a sustentabilidade da atividade e a consequente redução do desperdício, aumentando a necessidade de expansão de sistemas mais eficientes, avanços para melhor caracterização e monitoramento da atividade.

Vislumbrando esse futuro, algumas empresas já desenvolveram tecnologias inteligentes que permitem maior controle, assertividade e praticidade nas operações de irrigação. A multinacional israelense Netafim/Amanco, pioneira em sistema de irrigação localizada, lançou recentemente o primeiro sistema de irrigação com cérebro do mundo.

Denominado NetBeat, a tecnologia reúne todas as funcionalidades de automação, controle e monitoramento em uma única plataforma, para facilitar as atividades diárias nas propriedades rurais. O Gerente de Digital Farming da empresa, Bruno Toniello, explica que a solução é a primeira do mercado a oferecer recomendações técnicas de irrigação, baseada em modelos de cultivos dinâmicos que foram, e estão sendo desenvolvidos em parcerias com institutos de pesquisa.

“A Netafim/Amanco revolucionou o setor de irrigação mundial, anos atrás, ao desenvolver o sistema de gotejamento, que permitiu expandir a produção de alimentos em climas hostis de forma sustentável. Agora a empresa busca uma nova revolução tecnológica ao trazer uma tecnologia de alta precisão, eficiência e praticidade”, descreve Toniello.

Na tela, que pode ser acessada por desktop, tablet ou smartphone, o produtor consegue ter informações atualizadas de clima, previsão do tempo e processos em andamento, além de agendar novas programações de irrigação com auxílio do assistente exclusivo. 

Outro grande diferencial são as informações em tempo real, captada por sensores espalhados pelo campo, que trazem mais precisão nas tomadas de decisão. A tecnologia contempla desde o sensoriamento de solo, controle de irrigação, gestão da nutrirrigação, e gerenciamento do ciclo de cultivos. Os sensores permitem obter informações sobre as condições do solo, desempenho e saúde das plantas, que são combinadas com os modelos de cultivos e oferecem recomendações técnicas, atualizadas a cada sete dias.

Entre os benefícios desse serviço de recomendação, se destaca a possibilidade de aumentar a produtividade e otimização dos custos nas fazendas, já que as análises possibilitam mais assertividade nas operações. “Além de trazer mais praticidade com a automação, o propósito do NetBeat é também trazer mais precisão nas operações, tornando a atividade mais rentável e sustentável, com menor consumo de água, energia elétrica e mão de obra”, explica o Gerente.

A tecnologia NetBeat, já está presente em   mais de 30 projetos na América do Sul, melhorando a performance das lavouras e facilitando a rotina das operações. O objetivo da Companhia é, no futuro próximo, receber dados externos de outras nuvens para ampliar o serviço da plataforma, oferecendo por exemplo, imagens de satélite e recomendações de nutrição.

Sobre a Netafim/Amanco

As duas marcas líderes em irrigação no mercado se uniram e formam a maior e mais completa marca comercial de irrigação no mundo: Netafim/Amanco. Pertencentes a Orbia, uma das maiores empresas do mundo nos setores químico e petroquímico.

A união das duas marcas no setor de irrigação garante um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming, que visa contribuir com a produtividade da água na agricultura, oferecer a melhor experiência ao produtor e alavancar o mercado de irrigação no país.

 






PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE