PUBLICIDADE

Campo Grande encerra Circuito Nelore de Qualidade e apresenta Campeão Nacional Melhor Lote de Carcaças


PUBLICIDADE

13/12/2019 14h22

Campo Grande encerra Circuito Nelore de Qualidade e apresenta Campeão Nacional Melhor Lote de Carcaças

Paulo Santos


 

A 26ª e última etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada na unidade do Friboi, em Campo Grande (MS), registrou resultados expressivos. Com a participação de 15 pecuaristas, foram avaliados 1.567 animais, entre machos e fêmeas. Foi o maior abate do Circuito no ano, informa a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN).

 

Em Campo Grande foram avaliados 1.175 machos, dos quais 97,8% com até 2 dentes incisivos permanentes (d.i.p.), sendo 71,3% com dentição de leite. 77,7% dos animais apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme e peso médio de 20 arrobas.

 

“Esta etapa encerrou com chave de ouro a realização do Circuito em 2019, reforçando a qualidade da raça Nelore que foi vista ao longo de todo ano, com animais extremamente jovens, pesados e com bom acabamento”, ressalta André Locateli, gerente executivo da ACNB.

 

"Os resultados do Circuito Nelore 2019 superaram nossas expectativas, tanto em número de animais avaliados quanto na qualidade da carne. Ficamos realizados com a receptividade dos criadores ao protocolo Nelore Natural, padrão que confirma o protagonismo da raça na pecuária nacional e posiciona o gado brasileiro entre os melhores do mundo", afirma o diretor de Originação da Friboi, Eduardo Pedroso.

 

O pecuarista Adilton Boff Cardoso se destacou ao conquistar a Medalha de Ouro pelo melhor lote de carcaças de machos da etapa, atingindo a nota máxima nos critérios de avaliação. Seu lote tinha 108 animais, todos com dentição de leite (menos de 2 anos de idade), gordura mediana ou uniforme e peso médio de 20,5 arrobas. Com este lote, Adilton Boff Cardoso, reafirmou a liderança que vinha mantendo, até então, com o lote vencedor da etapa na unidade Friboi de Nova Andradina (MS), conquistando, assim, a Medalha de Ouro no campeonato nacional de machos.

 

Além de Boff, entre os lotes de machos, também foram premiados Sérgio Batista Marques e Murilo Zanatta Estevam, conquistando, respectivamente, a Medalha de Prata e a Medalha de Bronze.

 

Em relação às fêmeas, foram avaliadas 392, sendo 77,9% delas com até 2 dentes incisivos permanentes (d.i.p.), 89,8% com cobertura de gordura mediana ou uniforme e peso médio de 15,3 arrobas. O melhor lote de Carcaças de Fêmeas em Campo Grande foi apresentado por Otacílio Bogue de Rezende, que conquistou a Medalha de Ouro. Carlos Alberto Loeff ficou com a Prata e Epaminondas Nogueira de Camargo, com o Bronze.

 

Com este resultado da última etapa do Circuito, Bogue também conquistou a Medalha de Bronze no campeonato nacional de fêmeas.

 

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa que avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com o apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Neste ano, foram realizadas 26 etapas em 11 estados. Mais de 21 mil animais foram avaliados, um recorde para o Circuito.

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore.

 

 

 






PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE