PUBLICIDADE

Depressão em tempos de pandemia é tema de debate durante evento da Sociedade Psicanalítica de MS


PUBLICIDADE
  • mell280

22/05/2020 14h48

Depressão em tempos de pandemia é tema de debate durante evento da Sociedade Psicanalítica de MS

Ariadne Carvalho


 
Na noite desta quarta-feira (20), mais de 100 profissionais de saúde participaram de um evento online para debater a depressão em tempos de Covid-19.  A reunião, promovida pela Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul (SPMS), contou com os palestrantes: Juberty Antônio de Souza, médico psiquiatra e presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Medicina e Ana Deise Cardoso, psicanalista e diretora administrativa da SPMS.
 
De acordo com a presidente da SPMS, Catia Codorniz, o evento teve como objetivo debater sobre essa doença que segundo os dados do Ministério da Saúde, atinge 15,5% dos brasileiros e que pode ser potencializada pelas incertezas geradas pela Covid-19. "Precisamos orientar os profissionais de saúde para que eles cuidem da população e também para que estes possam enfrentar as batalhas diárias se mantendo saudáveis".

Catia ressalta ainda que antes da pandemia o índice de depressão em profissionais de saúde já era alto.

O médico psiquiatra, Juberty Antônio de Souza, afirmou que a depressão é a doença que mais incapacita a pessoa para o trabalho: "Um estudo feito pela
Organização Mundial de saúde (OMS) revela que a cada 100 pessoas afastadas de seus afazeres 10,7 estavam depressivas."

Ana Deise Cardoso, psicanalista da SPMS, explica que a mudança de rotina, aliada às incertezas e ao isolamento social pode deixar a população mais vulneral às doenças mentais como depressão e ansiedade, e que estas podem comprometer todo o sistema biológico.
 
"Pesquisas indicam que o sistema imunológico de uma pessoa solitária responde de forma diferente ao combater um vírus invasor”, sendo assim, a SPMS está disponibilizando meios de amenizar essa dor, por projetos como o Atendimento Humanitário em Saúde Mental, a Biblioteca Comunitária que conta com diversas orientações e eventos como este.

 

--
 




PUBLICIDADE
  • WhatsApp TUDODOMS459
PUBLICIDADE
  • academia374
  • Nelson Dias12
PUBLICIDADE